Está sem viagem programada? não se preocupe, a 27.ª Oficina de Música de Curitiba traz várias opções de boa música para este final de semana na capital. Dentre as opções estão a apresentação do grupo internacional Ensemble Mediterrain e do quarteto brasileiro Quinta Essentia.

continua após a publicidade

Formado por diferentes músicos de orquestras alemãs, o Ensemble Mediterrain é o conjunto residente da oficina de música deste ano. “Normalmente, os grupos mandam apenas representantes de suas formações mas, desta vez, o Ensemble Mediterrain veio com todos os seus oito integrantes. Isso fez com que se tornasse o grupo residente da oficina”, explica a diretora geral da 27.ª Oficina de Música de Curitiba, Janete Andrade.

O Ensemble Mediterrain é formado por Phillipe Nickle (violinista da Ópera de Frankfurt), Daniela Jung (violinista da Deutsche Oper Berlin), Bruno Borralhinho (violoncelista da Dresdner Philarmonie), Detmar Kurig (contrabaixista da SWR Sinfoniorchester Freiburg), Laura Ferreres (clarinetista da Komische Oper Berlin e Dmitry Babanov (trompista da Konzerthausorchester Berlin). Eles sobem ao palco hoje, às 20h30, no Canal da Música (Rua Júlio Perneta, 695) para apresentar a ópera 36 de Nuno Côrte-Real, ópera 37 de Erno Dohnannyi e a ópera 20 de Beethoven.

“Sempre trazemos músicos de fora para a oficina. O Ensemble Mediterrain, por exemplo, é um conjunto muito famoso, avalio a presença deles como um grande incentivo aos alunos daqui irem para o exterior para ter novas experiências nos locais onde estudaram esses músicos”, diz Andrade.

continua após a publicidade

Ainda hoje, às 19h, no Sesc da Esquina (Rua Visconde do Rio Branco, 969), acontece o recital para violino solo 3 Caprichos, realizado pelos violinistas Yang Liu e Augusto Trindade.

Amanhã, quem se apresenta ao meio-dia, na Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273), é o quarteto Quinta Essentia, um grupo cujos instrumentos são no mínimo curiosos. Em suas apresentações o grupo utiliza flautas vindas da Alemanha. “São instrumentos pouco conhecidos no Brasil. Acredito que somos o único grupo que utiliza instrumentos tão graves quanto as flautas quadradas”, explica Alfredo Zaine que, junto com Guilherme dos Anjos, Gustavo de Francisco e Renata Pereira, compõe o Quinta Essentia.

continua após a publicidade

Para Andrade, o quarteto é o destaque de sábado na oficina. “Trata-se de um grupo curioso, que apresenta a sonoridade da flauta com uma outra abordagem. Tenho certeza que o quarteto trará muita irreverência às apresentações da oficina”, avalia.

Ainda no sábado, um recital de violoncelo e piano será apresentado às 19h no Sesc da Esquina. Já às 20h30, no Canal da Música, acontece a apresentação da Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba.

No domingo, às 18h, está prevista, no espaço cultural da Capela Santa Maria, a apresentação de um recital de piano.

No Sesc da Esquina, às 19h, o recital de alunos da oficina apresenta a Classe de Instrumentos de Sopro. Já às 20h30, no Canal da Música, um concerto de Música Antiga será apresentado pelos músicos Marília Vargas, Luís Otávio Santos, Cesar Villavicencio, Ricardo Kanji, Albert Bruggen, Sérgio Álvares, Guilherme de Camargo e Jacques Ogg.

Latinos

De acordo com Andrade, a 27.ª edição tem um forte viés voltado à música latino-americana. “Tivemos a preocupação de estabelecer um diálogo mais acentuado com a produção da América Latina, numa linha que até então ainda não havíamos trabalhado”, explica. Essa intenção se traduz na vinda de músicos argentinos que estarão ministrando uma minioficina de música argentina e com o concerto de encerramento da fase de MPB, a cargo do conjunto América Contemporânea, que reúne nove músicos de cinco p,aíses da América do Sul – Brasil, Bolívia, Colômbia, Chile e Peru.

Serviço

Para assistir a qualquer evento promovido pela 27.ª Oficina de Música de Curitiba, basta pagar R$ 10 ou R$ 5 mais um quilo de alimento. A entrada é gratuita para alunos da Oficina. Maiores informações pelo site www.oficinademusica.org.br.