Começa na próxima quarta-feira (5) a segunda edição do Salão Nacional de Cerâmica. O evento terá abertura, às 18h30, na Casa Andrade Muricy, quando serão expostas 240 obras nas três categorias: artístico, popular e design, num universo de 142 artistas selecionados das cinco regiões brasileiras.
No dia seguinte, será aberta na Rua Saldanha Marinho, a terceira Feira de Arte Cerâmica, com expositores oferecendo as últimas novidades para ceramistas. E, no período entre o dia 6 e 9 de novembro, acontece o Congresso Nacional de Cerâmica com debates e oficinas voltadas para profissionais e estudantes da área. Ao todo serão oferecidas 26 oficinas para os três segmentos.
Premiação
A partir desta divisão, o Salão Nacional de Cerâmica distribuiu para cada categoria três prêmios – Governo do Estado do Paraná, Secretaria de Estado da Cultura e Museu Alfredo Andersen – no valor eqüitativo de sete mil reais. Esse valor é dividido por dois na categoria design, por conta da separação entre design de atelier e design industrial. E, na categoria popular, com as subdivisões popular-utilitário, folclore e religioso, cada prêmio é dividido por três.