A partir de amanhã, os seis sons selecionados pelo 2.º Festival GPP de Pop Rock poderão ser conferidos na programação do SBT. Dos 351 grupos de todo o Paraná que se inscreveram no festival, as seis bandas finalistas poderão exibir um clip de um minuto e meio, cuja gravação aconteceu na quarta-feira passada, na casa noturna Jive, em Curitiba.

continua após a publicidade

As seis bandas escolhidas por voto popular foram Black Twist (Fazenda Rio Grande), A.R21 (Paranaguá), Sigmáticos (Guarapuava), Hellen Lyu (Foz do Iguaçu), Havana 55 (Maringá) e Audiostrada (Curitiba). A abrangência estadual é apontada como um dos pontos mais interessantes da disputa, segundo a diretora artística do evento, Luciana Quintas.

Como semelhança, as bandas, mesmo com estilos diferentes, apresentaram um tom de romantismo nas suas produções. ?Foi uma surpresa esse som de ?rock romântico? que acabamos constatando?, disse o diretor-geral do festival, Basileu Ázara.

Dentro da análise para seleção das 14 bandas que disputariam as seis vagas, o júri artístico avaliou, além do aspecto técnico, a performance dos integrantes das bandas. ?Foi na maneira de se expressar que percebemos a tentativa de realmente mostrar um trabalho que não é mais aquele de bandas de garagem?, comentou Luciana.

continua após a publicidade

Para a banda A.R21, o festival deu ânimo para que os integrantes continuem a batalhar. ?É só o começo, agora vamos enviar nosso material gravado para rádios e emissoras. O festival também incentivou outras bandas de Paranaguá a continuarem a divulgar seus trabalhos?, comemorou Gabriel Redede, assessor da banda.

Mesmo bandas que não chegaram à final puderam comemorar. Graças à promoção do seu trabalho no festival, bandas como Radio Radar têm shows e agenda lotada para os próximos meses. ?Sem muito investimento para a banda, o festival é a maior oportunidade para bandas aqui no Paraná?, avaliou Ázara.

Público

continua após a publicidade

Além de impulsionar a carreira das bandas paranaenses, o festival atuou em uma outra vertente: o trabalho de formação de platéia. ?Estamos mudando a visão das pessoas, que pararam para conferir o som do festival?, analisou Luciana.

O evento é promovido pela empresa Mago Produções, de Foz do Iguaçu, tem apoio do Grupo Paulo Pimentel (GPP) e da casa noturna Jive, além do patrocínio da Brasil Telecom.