Em 6 dias de evento, a Mostra terá 13 cenas com até 15 minutos de duração, onde os grupos locais terão o desafio e a oportunidade de, neste tempo, mostrar seus trabalhos compartilhando o mesmo espaço cênico. Serão apresentados fragmentos de espetáculos que já realizaram temporada, cenas de espetáculos em fase final de ensaios, cenas que servirão como base para futuros trabalhos e cenas criadas especificamente para o formato da Mostra.
A abertura da Mostra será feita com a apresentação do espetáculo ?Calendário da Pedra?, da atriz e diretora teatral Denise Stoklos. E para o encerramento está previsto um ?balanço? do que ocorreu no evento com a presença de quatro debatedores, os quais acompanharão a Mostra e ao final farão uma discussão com os grupos participantes e interessados em geral, a fim de fortalecer o encontro e a troca de experiências propostos no evento.
O público curitibano terá neste período a oportunidade de se aproximar de artistas comprometidos com a arte e com a investigação, além de apreciar uma grande diversidade de linguagens cênicas de grupos que constroem a cena teatral da cidade.
Grupos participantes: Vigor Mortis, Ar.Co ? Cia. do Ar, Pausa Companhia, Pé no Palco, Ateliê de Criação Teatral, Ator Cômico, Obragem Teatro e Cia., Antropofocus, Companhia Silenciosa, Grupo Delírio, Os Satyros, Barridos da Cena e CiaSenhas de Teatro.
Denise Stoklos e o ?Calendário da Pedra?
O espetáculo ?Calendário da Pedra?, de Denise Stoklos, é uma homenagem ao ser, onde a personagem, espontaneamente, vai sendo requisitada a discutir buscas humanas que nos irmanam no reconhecimento do amor como significado primordial da vida, na descoberta e entrega vocacional que é criadora e na redenção à existência de qualquer indivíduo.
Por meio de um aparente diário anual, vão se revelando os pensamentos, emoções e ações da personagem, relativos mais ao seu mundo interior que ao tempo cronológico.
Em ?Calendário da Pedra?, que tem texto, direção, dramaturgia, coreografia e interpretação solo de Denise Stoklos, a personagem única depara-se com momentos diversificados. Ela deixa aflorar o que está em seu íntimo, mas que é também um íntimo coletivo, um subconsciente da natureza humana que reveste-se, surpreendentemente, de momentos grandiosos, assim como de outros simples, mas todos igualmente vitais.
Com uma enorme dose de humor sofisticado, mas facilmente acessível a todos os tipos de platéia, ?Calendário da Pedra? vem provocando reações de riso ininterrupto nos mais diferentes lugares em que foi apresentado.
Programação
Dia 09/11 às 21h
Abertura – espetáculo convidado Calendário da Pedra ? Denise Stoklos
Dia 10/11 às 21h
Caixa com um Botão – Vigor Mortis
3Mg ? Gingaestética – Ar Co. ? Companhia do Ar
Surpresa – Pausa Companhia
Dia 11/11 às 21h
Ave Dor Maria – Pé no Palco
Contos ? Ateliê de Criação Teatral
Contas Diárias – Ator Cômico
Dia 12/11 às 21h
O Ponto Imaginário ? Obragem Teatro e Cia.
Esteriotipacionices – Antropofocus
Rebecca – Companhia Silenciosa
Dia 13/11
Metamorphosis / A Visita do Gerente – Grupo Delírio
Quando Você Disse Que Me Amava – Os Satyros
Telmah – Barridos da Cena
Vácuo – CiaSenhas de Teatro (participação especial)
Dia 14/11
Debate com a participação dos convidados:
Nena Inouê
Mônica Infante
Walter Lima Torres
Rogério Galindo
Serviço
?1ª Mostra Cena Breve Curitiba?.
De 9 a 14 de novembro.
De quarta a sábado às 21 horas, domingo e segunda às 19 horas.
Ingressos a R$ 3,00, à venda no Teatro da Caixa (rua Conselheiro Laurindo, 280). Informações pelo fone 3321-1999.