A russa Vera Zvonareva surpreendeu nesta sexta-feira e eliminou a favorita Caroline Wozniacki na semifinal do US Open. Zvonareva despachou a número dois do mundo por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/3, em 1h25min, e se garantiu na final do último Grand Slam do ano.
Atual número oito do ranking, a russa terá pela frente na decisão deste sábado a vencedora do confronto entre a belga Kim Clijsters e a americana Venus Williams. As duas semifinalistas se enfrentam ainda nesta sexta-feira.
Com a vitória sobre Wozniacki, Zvonareva igualou sua melhor campanha em um Grand Slam. Neste ano, a russa alcançou a final de Wimbledon, quando foi derrotada pela americana Serena Williams. No US Open, ela nunca havia passado das oitavas de final.
Zvonareva não teve grande dificuldade para superar a rival dinamarquesa nesta sexta. Foi mais consistente no fundo de quadra desde o início. Falhou menos (25 a 31 erros não forçados) e foi mais incisiva, com 18 bolas vencedoras, contra 13 de Wozniacki.
A dinamarquesa chegou a obter uma quebra de saque no segundo set. Mas não mostrou o mesmo bom aproveitamento no primeiro serviço, em comparação às partidas anteriores, e acabou perdendo o saque por três vezes na segunda parcial.
Wozniacki, de 20 anos, perdeu a chance de voltar a disputar a final do US Open, como aconteceu no ano passado, e desperdiçou a oportunidade de brigar pela liderança do ranking. A dinamarquesa ocuparia o topo da lista da WTA, superando Serena Williams, se tivesse chegado ao título inédito em Nova York.