A russa Vera Zvonareva, número 21 do mundo, se classificou nesta quinta-feira para a final de Wimbledon ao derrotar de virada a surpresa búlgara Tsvetana Pironkova, 82ª colocada do ranking da WTA, por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 6/3 e 6/2, em 1 hora e 46 minutos, pelas semifinais do torneio britânico.
Principal surpresa de Wimbledon, Pironkova nunca havia passado de uma segunda rodada de Grand Slam, mas eliminou a pentacampeã Venus Williams nas quartas de final. E a búlgara chegou a ficar perto de aprontar novamente ao obter uma quebra de serviço no sexto game e fechar o primeiro set em 6/3.
Zvonareva, porém, reagiu na segunda parcial, conseguiu uma quebra de serviço no sexto game e venceu por 6/3. A tenista russa seguiu melhor no terceiro set e praticamente definiu o seu triunfo logo no primeiro game. Ela ainda conseguiu outra no quinto game e fechou a disputa com facilidade por 6/2.
Classificada para a sua primeira final de Grand Slam, Zvonareva aguarda a definição da sua oponente na decisão de Wimbledon. A tenista russa vai enfrentar a vencedora da semifinal entre a norte-americana Serena Williams e a checa Petra Kvitova.