São Paulo
– A primeira temporada da Telefonica World Series, que termina hoje em Interlagos com a realização das duas últimas etapas, marcou o renascimento do brasileiro Ricardo Zonta como piloto. Após amargar péssimas temporadas na Fórmula 1 e ser massacrado inclusive psicologicamente na BAR, onde tinha como companheiro o pouco cortês canadense Jacques Villeneuve, o paranaense perdeu o rumo. Chegou a entrar em depressão e não foram poucos os que apostaram que sua carreira estava acabada. Zonta, porém, deu a volta por cima.A mudança começou quando decidiu encarar a experiência na World Series. Conseguiu um lugar na equipe Gabord e disputou uma excelente temporada. Nas 14 primeiras etapas, venceu nove. Conseqüência: conquistou o título por antecipação. “Mostrei para aqueles que não acreditavam no meu potencial. Passei por momentos difíceis na carreira, de indefinição, mas consegui superá-los??, disse Zonta.
Com o moral novamente elevado, o piloto paranaense, agora, vai estudar com calma seu futuro. Ele tem a opção de continuar na World Series em 2003, mas seu objetivo – embora não declarado abertamente -, é correr na Cart. No entanto, Zonta fala com prudência da categoria, que passa por uma grave crise técnica e financeira. “Eu pretendo primeiro testar um carro da Cart, para ver se é uma categoria boa. Então, decidirei. Não tenho muita pressa.?? O piloto deve anunciar seu futuro ainda este ano.
A programação da última etapa da World Series prevê a largada da primeira corrida da rodada dupla para as 11h de hoje. Serão 17 voltas. Às 13h30 começa a segunda prova, desta vez em 25 voltas. Em jogo estará o vice-campeonato, entre o francês Franck Montagny (188 pontos) e o belga Bas Lenders (174).
Duas poles
Ontem, Ricardo Zonta comprovou o bom momento ao conquistar a pole position das duas provas de hoje, em Interlagos, quando serão disputadas as duas últimas provas da categoria. A primeira prova, com largada às 11 horas, também terá Zonta na primeira posição do grid. Em 18 provas, o brasileiro conquistou oito poles em 2002.
No segundo treino classificatório, deste sábado (dia 7), Zonta fez sua melhor volta em 1min25s479.