Zetti faz o último ensaio antes da estréia na Libertadores

O time para a estréia na Copa Libertadores está definido na cabeça de Zetti.

O técnico, porém, faz hoje as últimas observações antes do embarque para o Chile. E o teste definitivo será frente a um de seus mais tradicionais rivais. Contra o Londrina – às 16h, na Vila Capanema –  o Paraná Clube terá a estréia do atacante Josiel e outras duas mudanças: André Luiz na ala-direita e Xaves no meio-de-campo.A estratégia de jogo é a que será utilizada diante do Cobreloa, com três zagueiros.

Zetti é contrário à ?numerologia? e não vê seu time posicionado no 3-6-1. Lembra que Gérson e Dinélson são meias com bom poder de finalização, o que faz com que o Tricolor tenha um bom ?contingente? no seu ataque. As variações na equipe visam assegurar o equilíbrio do grupo. Na troca processada no setor ofensivo, por exemplo, além de garantir merecido descanso a Henrique – um dos destaques da equipe até aqui e que
teve um desgaste intenso na última jornada -, o treinador aproveita para dar ritmo de jogo a Josiel.

Solucionado o problema no seu registro, o atacante faz a sua estréia. Sabe que a partir de hoje terá que ?ralar? para conquistar seu espaço. ?Os outros já estão jogando. Tenho que correr atrás, mostrar meu futebol, na busca pela condição de titular?, comentou Josiel. Sobre essa questão, Zetti já colocou suas cartas na mesa. Quer todo o elenco motivado, sabendo que terá que mesclar os atletas de acordo como os jogos de Libertadores e Paranaense forem sendo realizados.

Isso, sem contar a característica de cada partida, que influenciará diretamente na estratégia a ser aplicada.

?Lá no Chile, vou escalar três zagueiros e quero um time com estatura mais elevada. Não quer dizer que a mesma regra se aplique ao jogo da volta?, comentou Zetti. Esse assunto foi exposto ao grupo em uma conversa de aproximadamente vinte minutos, antes do treinamento. Além dessa mobilização do grupo, o treinador também abordou assuntos pontuais, relativos à derrota em Engenheiro Beltrão e à necessidade de uma concentração total de todos de hoje até a próxima quinta-feira, quando o Paraná encara o Cobreloa.

Além da mudança no ataque, Zetti decidiu também observar André Luiz e Xaves, dando ?um descanso? para Alex e Goiano. Na ala-direita, em especial, há a nítida intenção da comissão técnica em fortalecer a marcação, aumentando a estatura da zaga. O treinador não se cansa de frisar que jogos da Libertadores têm um perfil único. ?É uma competição onde não se pode ter a preocupação de jogar bonito. É preciso entrar no espírito do torneio?, finalizou Zetti.

André surpreso com a chance

?A oportunidade surgiu numa hora incrível.? O ala André Luiz não escondia a empolgação. Admitiu ter sido pego de surpresa ao receber o colete de titular antes do apronto de ontem. ?Confesso que não estava esperando. Mas não vou vaciliar. Quero fazer um grande jogo e deixar uma dúvida na cabeça do Zetti?, disse o lateral, contratado no ano passado e que só agora começa a ganhar espaço, após um ?estágio? no time B.

André Luiz é 14 cm mais alto que Alex e o treinador deixa claro que isso pode pesar na escolha de quem será o titular frente ao Cobreloa. Além do porte físico, André tem estilo mais defensivo do que Alex, o que pode ser a tônica do Tricolor para o jogo de Calama. ?Vamos marcar forte e jogar no contragolpe. Isso já vai ser colocado em prática frente ao Londrina?, afirmou André Luiz.

O ala, de 1,83m, fortalece o setor defensivo, que já conta com Daniel Marques, Neguete e Aderaldo. O trio de zagueiros atuou na última jornada e, quando juntos, vinham anulando o ataque do Engenheiro Beltrão. Com a saída de Neguete, o time ficou exposto e acabou levando 3×0. Para Zetti, não foi só a mudança do esquema que determinou a derrota, mas hoje ele torna a escalar três zagueiros e já antecipou que será desta forma que o Tricolor jogará frente ao Cobreloa.

Se a proximidade da estréia faz a Libertadores ganhar ênfase no ambiente do Paraná Clube, Zetti quer o time ?ligado? no Londrina. ?É um adversário tradicional e que merece todo o respeito. É até normal falarmos de Libertadores, mas os jogadores têm que estar atentos ao Paranaense?, frisou Zetti. ?Quero um time aplicado, que não deixe o jogo ficar morno.?

Tubarão ainda está invicto

Invicto, mas decepcionado. O Londrina vem de um empate em casa por 1×1, contra o rival Adap Galo, resultado que tirou do time do norte a chance de ficar perto dos primeiros colocados. Além disso, foi-se a oportunidade de derrotar o rival no Clássico do Café. O Tubarão é o sétimo colocado, com seis pontos – até agora, foram três empates e uma vitória, em quatro jogos.

O técnico Roberto Fonseca (que foi zagueiro do São Paulo, reserva de Oscar e Darío Pereyra nos anos 80s) tem duas dúvidas e ainda não definiu o time: na ala-esquerda, Altino e Jéferson brigam pela posição; no meio-campo, há ainda uma indefinição entre Diego Mineiro ou Caio.

CAMPEONATO PARANAENSE
1ª Fase – 5ª Rodada
Súmula
Local: Durival Britto
Horário: 16h
Árbitro: Adriano Milczinski
Assistentes: Helanderson Carneiro Roseira e Cristiano Antonio Teixeira

PARANÁ X LONDRINA

Paraná
Flávio; Daniel Marques, Neguete e Aderaldo; André Luiz, Xaves, Beto, Gérson, Dinélson e Egídio; Josiel Técnico: Zetti

Londrina
Ney; Cacá, Daniel, Robson e Altino (Jéferson); Cirio, Wilson, Edmilson e Diego Mineiroo (Caio); Diego Macedo e Diego Silva. Técnico: Roberto Fonseca

Cobreloa também em campo hoje

Carlos Simon

O Paraná terá uma única chance de observar seu adversário na 1.ª fase da Copa Libertadores. Hoje, às 18h (de Curitiba), no Estádio Municipal de Calama, o Cobreloa pega o Antofagasta, pela 1.ª rodada do Torneio Apertura (Campeonato Chileno do 1.º semestre).

Campeão do Apertura e semifinalista do Clausura em 2006, o Cobreloa sofreu algumas mudanças no elenco – a começar pelo técnico Gustavo Huerta, que veio do Universidad de Chile, em substituição a Jorge Aravena. A equipe treina desde o início de janeiro e até agora fez apenas um amistoso – perdeu por 3 x 2 para o mesmo Antofagasta, rival regional, em 20 de janeiro.

A preparação do Paraná Clube tem sido bem acompanhada pelo técnico chileno, que disse já ter assistido a algumas partidas do Tricolor pela internet – ele também solicitou à diretoria que obtivesse fitas de vídeo dos jogos do Paranaense. ?Não jogamos há bastante tempo e precisamos de ritmo. Ainda mais porque nosso adversário já disputou quatro partidas pela competição do Paraná?, falou Huerta.

O técnico lançará hoje a equipe titular, mas terá quatro desfalques – o zagueiro Leandro Delgado, o lateral Víctor Osorio e os meias Rodrigo Mannara e Juan Luis González, todos cumprindo suspensão do torneio anterior. Huerta escala o time com Fernando Hurtado; José Arias, Cristián Olguín, Luis Fuentes e Rodrigo Pérez; Charles Aránguiz, Cristián Morán, Cristián Ríos e José Luis Díaz; Esteban Paredes y Lucas Barrios. Os principais destaques são os argentinos ?Pepe? Diáz, 33 anos, e o atacante Barrios, 22.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo