O técnico José Roberto Guimarães exaltou a postura da seleção brasileira feminina de vôlei após a conquista do título do Campeonato Sul-Americano no último domingo com a vitória por 3 sets a 0 sobre a Argentina, em Lima, no Peru. Para o treinador, a equipe não menosprezou os adversários em nenhum momento, apesar de ser claramente superior tecnicamente aos oponentes.
“A felicidade em ganhar o Sul-Americano é muito grande. A Argentina fez um jogo muito bom contra o Peru na semifinal, mas hoje respeitou o nosso time. Independente da diferença técnica entre as equipes, nossas jogadoras jogaram com seriedade toda a competição e se dedicaram muito nos treinamentos”, disse Zé Roberto.
Após a conquista, as jogadoras e a comissão técnica retornaram ao Brasil e estão de folga até o dia 6 de outubro, quando vão se reapresentar em Saquarema (RJ), quando a equipe iniciará a sua preparação para os Jogos Pan-Americanos, que serão realizados entre 15 e 22 de outubro em Guadalajara, no México.
O principal foco de Zé Roberto, porém, é a Copa do Mundo, que será realizada entre 4 e 18 de novembro no Japão. Os três primeiros colocados do torneio se classificam para a Olimpíada de Londres, em 2012. “Esse campeonato serviu de preparação para a Copa do Mundo que é uma competição muito difícil. Vamos jogar 11 jogos em 15 dias contra diferentes escolas e precisamos estar bem preparados”, explicou o treinador.
A oposto Sheilla também descartou o comportamento da seleção durante o Sul-Americano e garantiu já pensar no torneio de vôlei do Pan e na Copa do Mundo. “O importante desta competição foi a seriedade que nós apresentamos. Respeitamos todos os adversários e agora já vamos pensar no Pan-Americano e na Copa do Mundo”, afirmou.
PRÊMIOS – Além do título, a seleção brasileira feminina de vôlei deixou o Sul-Americano com quatro prêmios individuais. Sheilla foi eleita a jogadora mais valiosa – MVP – do torneio, Mari foi premiada como melhor atacante, Fabiana foi a melhor bloqueadora e Fabi foi a melhor libero do torneio.