Rio -O presidente da Confederação Brasileira de Voleibol, Ary da Graça Filho, anunciou na manhã de ontem o novo técnico da seleção brasileira feminina. José Roberto Guimarães, atual treinador da equipe do BCN/Osasco, campeão da Superliga 2003, substituirá Marco Aurélio Motta, que pediu demissão após a péssima campanha do Brasil no Grand Prix, onde o País foi eliminado na primeira fase.
“A função do dirigente é resolver problemas. A partir daí, a bola é passada às jogadoras e à comissão técnica. Por isso, em decisão conjunta com o Marco Aurélio, decidimos que era melhor ele se afastar. A questão seguinte foi a escolha imediata do novo treinador. E ninguém melhor do que o José Roberto Guimarães para assumir o cargo”, falou o presidente da CBV.
O primeiro desafio do novo treinador será o Campeonato Sul-Americano, em agosto. Em novembro, a equipe disputará a principal competição do ano: a Copa do Mundo, no Japão. Vale lembrar que o Brasil será representado por nove atletas da seleção juvenil e apenas três jogadoras adultas Janina, Camilla Adão e Kátia Rodrigues no Pan-Americano de Santo Domingo.
Dentre os títulos conquistados por Zé Roberto, o principal é a medalha de ouro com o time masculino nos Jogos Olímpicos de Barcelona 1992. Ele pretende contar com as principais atletas do Brasil, inclusive a levantadora Fernanda Venturini, que deixou a seleção ainda quando Bernardinho treinava o time feminino, para ser mãe.
“O tempo é curtíssimo, já começaremos a treinar na semana que vem. Estamos a um mês do Sul-Americano e a pouco mais de três meses da Copa do Mundo”, diz Zé Roberto.
Porta aberta para Fernanda
Rio
– O novo técnico da seleção brasileira feminina de vôlei, José Roberto Guimarães, já escolheu a jogadora-símbolo da equipe que disputará a Copa do Mundo do Japão, de 1.º a 15 de novembro, além do Campeonato Sul-Americano, em agosto: a levantadora Fernanda Venturini. Resta saber se aceitará o convite.“Espero poder contar com as melhores jogadoras do país, principalmente com a Fernanda Venturini, que já demonstrou interesse em voltar a seleção e é um reforço imprescindível. Ainda não conversei com ela, mas acredito que aceitará”, diz Zé Roberto.
Sobre as demais jogadoras que farão parte do novo grupo, o treinador pediu tempo para se fechar com a comissão técnica. “Acho que todas as jogadoras que saíram do grupo gostariam de voltar. Espero poder contar com as melhores. Se Érika, Elisângela, Walewska estiverem passando por bom momento e quiserem voltar, integrarão o grupo”, adiantou.
Bernardinho dispensa Henrique
Rio
– O técnico da seleção brasileira masculina de vôlei, Bernardo Rezende, o Bernardinho, anunciou ontem, no Rio de Janeiro, a equipe que disputará o Pan-Americano, de 3 a 15 de agosto, em Santo Domingo, capital da República Dominicana. A novidade foi o corte do meio-de-rede Henrique, que deu lugar a Gustavo.Os outros 11 jogadores participaram da campanha do tricampeonato da Liga Mundial, há duas semanas, em Madri, na Espanha. O atacante Giovane, que estava em lua-de-mel, juntou-se ao grupo na tarde de ontem, treinando no Centro de Capacitação Física do Exército, na Urca, bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro. Hoje à noite, a delegação seguirá para Santo Domingo.
Feminino
Comandada pelo técnico Wadson Lima, a seleção brasileira feminina B, que disputará o Pan-Americano, também viajará para a República Dominicana hoje. Porém, o avião partirá do Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte, ao meio-dia.