Em crise e ameaçado de rebaixamento, o Zaragoza anunciou a demissão do técnico mexicano Javier Aguirre. A equipe está em último lugar no Campeonato Espanhol, com apenas dez pontos somados em 16 rodadas. “O Real Zaragoza chegou a um acordo com Javier Aguirre para a rescisão do seu contrato como treinador da equipe principal”, informou o clube no seu site oficial.
“O Real Zaragoza quer agradecer o profissionalismo e dedicação mostrados por Javier Aguirre durante o tempo em que foi o treinador da equipe”, assinalou. “Porém, a situação esportiva que atravessava a equipe aragonês aconselhavam uma mudança urgente de rumo, por isso se chegou a esse acordo”.
Aguirre, de 53 anos, chegou ao Zaragoza durante a temporada 2010/2011, como substituto de José Aurelio Gay, que havia sido demitido após deixar a equipe em último lugar no Campeonato Espanhol depois de dez rodadas. O técnico mexicano conseguiu evitar o rebaixamento, mas agora deixa o clube na lanterna do torneio nacional.
A gota d’água para a demissão de Aguirre parece ter sido a eliminação do Zaragoza na Copa do Rei pelo Alcorcón, da segunda divisão, quando torcedores exigiram sua saída. O treinador dirigiu a seleção do México nas Copas do Mundo de 2002 e 2010, além de ter comandado o Osasuna e o Atlético de Madrid no futebol espanhol. A diretoria do Zaragoza ainda não definiu o substituto de Aguirre.