O primeiro-ministro da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero, afirmou nesta quinta-feira, em Copenhague, que ficou mais otimista em relação à possível escolha de Madri como sede da Olimpíada de 2016 depois de falar com membros do Comitê Olímpico Internacional (COI) na capital dinamarquesa.
Zapatero, porém, admitiu que a disputa com Rio, Chicago e Madri está apertada e só poderá justificar o seu otimismo após a escolha da cidade eleita nesta sexta-feira. “É muito difícil fazer algum tipo de previsão”, disse o primeiro-ministro espanhol, que está em Copenhague desde quarta-feira para fazer lobby a favor de Madri.
“Eu fiz muitos contatos hoje (quinta-feira) e eu posso dizer que eu estou muito mais otimista”, acrescentou Zapatero. “Apesar de que é frequente escutarmos que os votos estão decididos, a apresentação (da candidatura espanhol) tem a sua influência”, ressaltou.
O primeiro-ministro espanhol, que também esteve em Cingapura há quatro anos para acompanhar a votação dos Jogos Olímpicos de 2012, vencida por Londres, ainda afirmou que o seu país é “muito confiável quando organiza eventos esportivos e o COI sabe disso”.