O ginasta Arthur Zanetti selou na madrugada deste sábado seu ano perfeito nas argolas. Campeão olímpico em 2012, o brasileiro faturou a medalha de ouro na Copa Toyota, disputada no Japão, e encerrou sua temporada com títulos em todas as provas de argolas que disputou, incluindo a conquista do Mundial da Antuérpia, em outubro, e o bicampeonato universitário.

continua após a publicidade

Zanetti confirmou o favoritismo neste sábado ao tirar a nota de 15.875, deixando para trás o japonês Koji Yamamuro (15.625) e o alemão Marcel Nguyen (15.375). “Ganhei e fiquei muito feliz”, comemorou o ginasta.

O favorito, contudo, afirmou que não estava preocupado em obter mais um ouro. Seu objetivo era testar mais uma vez sua série nova de movimentos. “A temporada foi pesada e eu sabia que seria difícil, e foi! Mas deu tudo certo e acabei o ano com 100% de aproveitamento nas argolas. Agora, quero minhas férias merecidas!”, declarou.

Zanetti competiu também no solo, que não é sua especialidade. E terminou na quarta colocação, com 14.525. Ele ficou atrás dos japoneses Kenzo Shirai (16.325) e Kohei Uchimura (15.500), e do coreano Eo Jim Park (14.800). “Gostei da minha apresentação no solo, foi boa, mas fiquei em quarto porque eram muitos os atletas bons no solo que estavam aqui”, avaliou.

continua após a publicidade

O ginasta tem dado destaque para as provas de solo para melhorar o resultado do Brasil na disputa por equipes. “Meu objetivo, além da classificação individual, é a da seleção brasileira, em 2015, para os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016”, disse.

Após competir em Toyota, Zanetti voltará ao Brasil no início da semana para participar na terça-feira do Prêmio Brasil Olímpico, em São Paulo. Somente depois da cerimônia o ginasta estará oficialmente de férias. “Quero ficar com meus familiares no Natal e depois passear com minha namorada e amigos. Nossa, que ano difícil! Mas valeu, dá para dizer que foi perfeito”, comemora, aliviado.

continua após a publicidade