A segunda despedida de Zagallo da seleção está prevista para 20 de novembro, em Seul. Ele aceitou convite da direção da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para dirigir a equipe pentacampeã mundial no último amistoso do ano, contra a Coréia do Sul. Depois da Copa de 1998, Zagallo deixou o cargo e disse que não voltaria a ocupá-lo. Quando retornar da Ásia, dia 23, vai descansar em seu apartamento, na Barra da Tijuca. Talvez, por pouco tempo.
Em janeiro, pode retornar à seleção não como treinador, mas ocupando cargo de diretor-técnico. O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, tem a intenção de continuar trabalhando com Zagallo e já confidenciou isso a assessores. “Estou orgulhoso. É gratificante ser convidado para estar com a seleção. Meu coração continua batendo forte”, disse Zagallo, que chegou a se emocionar ao lembrar de sua vitoriosa passagem pela seleção. Ele foi campeão do mundo em 1958 e 1962, como jogador; em 1970, como técnico; e em 1994, como coordenador-técnico. “Não há nenhuma possibilidade de eu continuar como técnico da seleção depois desse amistoso”, afirmou.
E quanto ao futuro? A pergunta foi direta. A resposta, objetiva e bem-humorada. “O futuro é agora. Não preciso dizer mais nada.” Zagallo, de 71 anos, permanece com o vigor de 10, 20 anos atrás. Deu um pique de mais de 50 metros para chegar a seu carro, pois estava atrasado para um compromisso, logo após entrevista na sede da CBF. Arrancou aplausos de seguranças.
Antes, enalteceu ainda todos os campeões do mundo das equipes das quais participou. “Esta homenagem que recebo hoje é também para todos que colaboraram para o futebol do Brasil ser o que é.” O convite só foi formalizado ontem mesmo, por volta das 10 horas, na sala de Ricardo Teixeira.
Convocação
Hoje, às 11h, Zagallo anuncia na CBF a lista dos relacionados para o jogo com a Coréia do Sul. Deve convocar 20 ou 22 jogadores, todos atuando no futebol da Europa. Dos que ganharam o título da Copa do Mundo no Japão, Juninho Paulista e Roque Júnior estarão ausentes, por problemas médicos e físicos.