Astro da NBA, o pivô chinês Yao Ming admitiu nesta segunda-feira que pode até mesmo abandonar a carreira caso não consiga se recuperar totalmente na próxima temporada de uma lesão no pé esquerdo. Em declarações à imprensa de seu país, o jogador pareceu estar pessimista com a sua recuperação e criticou o programa nacional de basquete da China.
Depois de ter perdido toda a última temporada do Houston Rockets, equipe na qual atua na liga norte-americana de basquete, Yao Ming praticamente descartou a sua participação na Olimpíada de Londres, em Londres, por conta da contusão. Ele ainda afirmou que “se o pé não melhorar na próxima temporada, posso optar pela aposentadoria”.
“A chance (de jogar na Olimpíada de Londres) é muito pequena. O pé machucado não me deixará mais jogar muitas partidas. Eu tenho 30 anos. Como atleta, já não sou mais o futuro do basquete chinês”, analisou o pivô de 2,29 metros, que virou ídolo mundial depois do sucesso que fez na NBA.
O maior astro do esporte chinês ainda criticou a administração do programa de basquete de seu país, dizendo que os condutores do projeto se preocuparam demais em criar uma forte equipe para a Olimpíada de Pequim, em 2008, ao invés de pensar no desenvolvimento dos times e da liga profissional local.