Yane Marques conquistou neste sábado a primeira medalha do Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. A brasileira faturou a prata no pentatlo moderno e assegurou a vaga para a Olimpíada de Londres, em 2012. O ouro ficou com a norte-americana Margaux Isaksen.
A briga pelo pódio foi decidida somente na última etapa do pentatlo, com disputa combinada de tiro e corrida. Yane ficou em segundo lugar e não conseguiu beliscar o ouro. A brasileira liderava até a etapa anterior, com 3.468 pontos, contra 3.388 da americana.
Yane fez uma apresentação perfeita na prova de hipismo, terceira etapa, sem cometer nenhuma falta. Ela obteve a pontuação máxima, de 1200 pontos. Com este resultado, a brasileira conquistou o direito de largar com 20 segundos de vantagem sobre a segunda colocada na última etapa do pentatlo. A vantagem, contudo, não foi suficiente para assegurar o ouro.
Pouco depois da conquista de Yane, o Brasil faturou sua segunda medalha no México, no tae kwon do. Márcio Wenceslau conquistou o bronze ao ser derrotado pelo mexicano Damián Villa, campeão mundial em 2009, nas semifinais da categoria até 58kg.