A candidatura conjunta dos jogadores espanhóis Iker Casillas e Xavi Hernández e a do Comitê Paralímpico Internacional são as finalistas para a votação definitiva do Prêmio Príncipe das Astúrias do Esporte de 2012, que acontecerá nesta quarta-feira.
O júri, presidido pela ex-tenista Arantxa Sánchez, que foi premiada em 1998, anunciará o vencedor às 9h (de Brasília) desta quarta, em um hotel na cidade de Oviedo.
Um total de 21 candidaturas de 12 países concorria ao prêmio, entre elas a do velejador brasileiro Robert Scheidt, da Maratona de Nova York e do Fútbol Club Barcelona.
O presidente da Fifa, o suíço Joseph Blatter, foi quem propôs que Iker Casillas e Xavi Hernández fossem candidatos juntos. O goleiro do Real Madrid e o meia do Barcelona já receberam a premiação em 2010 como integrantes da seleção espanhola, campeã da Copa do Mundo desse ano.
Em 2011, o escolhido para o Príncipe das Astúrias do Esporte foi o maratonista etíope Haile Gebrselassie, de quem o júri destacou o fato de ser considerado o melhor corredor de longa distância de todos os tempos.
O prêmio também já ficou com a seleção brasileira de futebol, os pilotos Michael Schumacher e Fernando Alonso, o tenista Rafael Nadal e Yelena Isinbayeva, do salto com vara, entre outros.