Xandy surpreende e faz a pole da V8 em Londrina

Maior vencedor da categoria em Londrina, com cinco primeiros lugares, Xandy Negrão confirmou seu bom retrospecto no circuito paranaense ao garantir a pole position da Stock Car V8 para a 11.ª etapa da temporada, que acontece hoje, a partir das 13h, no Autódromo Internacional Ayrton Senna. Xandy completou os 3.145 metros com o excelente tempo de 1m21s675, média de 138,623 km/h, no treino classificatório realizado no início da tarde de ontem.

Londrina – Além de comemorar o feito, a terceira pole na temporada, ele ainda pode ver seu irmão e companheiro de equipe, Guto Negrão, ficar com a segunda colocação, virando em 1m22s092 e garantindo a dobradinha da Medley Genéricos. Cacá Bueno larga em terceiro, 1m22s281.

A estratégia superou a velocidade no treino classificatório para a etapa de Londrina. É verdade que Xandy Negrão fez a melhor volta, sendo o único a rodar abaixo de 1m22s, mas isso só foi possível graças ao fato de ter preferido largar mais tarde, sacrificando uma volta, mas pegando a pista mais limpa. A escolha dessa opção foi feita por grande parte do pilotos, querendo evitar a sujeira na pista do Autódromo Ayrton Senna.

Xandy e Guto Negrão que estavam programados para sair nos primeiros grupos, não alinharam na ordem definida, sendo penalizados com uma das três voltas permitidas (uma de aquecimento e duas rápidas). Com a pista em melhores condições eles puderam superar Cacá Bueno, até então dono da melhor volta. Cacá chegou a protestar com a direção de prova, que não aceitou a reclamação do jovem piloto.

Estratégias à parte, Xandy está atravessando uma fase positiva, em especial nas últimas provas. “Estou vivendo um bom momento na carreira, mas não esperava conseguir uma vantagem como essa. Claro que preferimos sair mais tarde, uma estratégia da equipe, além de dar uma última regulada no carro. Mas corrida é corrida. Esse foi apenas um degrau”, declarou Xandy, que já anunciou sua retirada das pistas na próxima temporada. Com relação à prova, ele disse que ainda depende de uma boa largada. “Isso é fundamental, especialmente em Londrina que não tem muitos pontos de ultrapassagem. Outro ponto é o abastecimento, onde não podemos perder tempo”, completou.

O piloto também falou sobre o fato de largar ao lado do irmão. “Isso é bom demais. Mas na hora de largada será como qualquer outro concorrente”, encerrou. Xandy Negrão ocupa a sétima posição na classificação geral da V8 e foi pole em Guaporé (RS) e Brasília (DF).

Cacá, pelo menos, teve como consolo a melhor colocação entre os cinco pilotos que brigam pelo título. Ingo Hoffmann (3.º) sai na sexta posição, Nonô Figueiredo (4.º) na décima, Beto Giorgi (2.º) na 11.ª e Chico Serra (líder) em 13.º, o que promete muita emoção para o domingo.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo