Com os sete primeiros colocados no mesmo segundo, o Grande Prêmio da Turquia do Campeonato Mundial de Turismo da FIA (WTCC) promete muito equilíbrio. Dos principais candidatos ao título desta temporada, o melhor no treino que definiu o grid de largada para a primeira etapa de hoje, em Istambul, foi o curitibano Augusto Farfus Júnior, o único brasileiro na categoria. É a chance de ouro do piloto local, que larga na sétima posição, conseguir diminuir a distância para o inglês Andy Prilaux, atual campeão e líder do campeonato. O poleposition é o sueco Rickard Rydell, da Seat.
As duas provas de hoje são decisivas nesta reta final de temporada. Depois da Turquia, restarão apenas as etapas em Valencia e Macau, e Farfus (e o vice-líder do campeonato James Thompson) estão correndo contra o relógio para alcançar Prilaux.
No classificatório de ontem, sob chuva, o mais rápido foi Rydell, que surpreendeu ao deixar para trás o italiano Alessandro Zanardi, da BMW, que dominou os testes de sexta, mas acabou ficando com a segunda posição. O sueco fechou sua melhor volta em 2min06s289. Mas ele não deve ter sossego, pois os seis pilotos seguintes também andaram no mesmo segundo. Farfus, sétimo no grid, fez a melhor volta dele em 2min06s912. James Thompson larga em 13.º, e Andy Prilaux é o 15.º.
?A perspectiva para a corrida é boa. E em termos de campeonato também, já que os líderes largarão para trás. Mas é bom lembrar que o ritmo de corrida deles é bem forte, ou seja, as etapas devem ser extremamente equilibradas e disputadas, pois muita gente vem para o tudo ou nada e a previsão de chuva é mais um ingrediente de emoção?, analisa Augusto Farfus Júnior. A primeira etapa em Istambul tem largada prevista para as 9h (de Brasília).