O sorteio da chave feminina do Aberto da Austrália, realizado no final da noite da última quinta-feira, colocou a chinesa Na Li e a belga Kim Clijsters no caminho da dinamarquesa Caroline Wozniacki no Grand Slam que começa na próxima segunda. Líder do ranking mundial, a tenista poderá encarar uma das duas adversárias nas quartas de final em Melbourne.
Antes disso, porém, Wozniacki precisará confirmar o seu favoritismo nas três primeiras rodadas. A sua rival na estreia será a australiana Anastasia Rodionova. Caso inicie o torneio com vitória, ela irá encarar na fase seguinte a ganhadora do duelo entre Ashleigh Barty, outra tenista da casa, e Anna Tatishvilim, da Geórgia.
Já a sérvia Jelena Jankovic e a checa Lucie Safarova aparecem como maiores candidatas a encarar Wozniacki nas oitavas, antes de um possível duelo contra Na Li, quinta cabeça de chave, ou contra Clijsters, ex-líder do ranking mundial e 11.ª cabeça de chave. Se passar pelas quartas, a dinamarquesa tem chance de medir forças na semifinal com a bielo-russa Victoria Azarenka, pré-classificada como terceira maior favorita, enquanto a polonesa Agnieszka Radwanska, oitava cabeça de chave, corre por fora como outra possível rival neste penúltimo estágio da competição.
Atual campeã, Clijsters estreará neste Aberto da Austrália contra uma tenista que virá do torneio qualificatório, enquanto Na Li medirá forças com a casaque Ksenia Pervak na primeira rodada. Já Azarenka iniciará a sua campanha em Melbourne contra a britânica Heather Watson.
CAMINHO MAIS SUAVE – Do outro lado da chave, a checa Petra Kvitova parece ter um caminho mais suave pela frente em sua tentativa de conquistar o Aberto da Austrália e de assumir a liderança do ranking mundial durante a disputa do Grand Slam. Segunda cabeça de chave, ela estreará contra a russa Vera Dushevina. E, se passar pelo primeiro jogo, a segunda cabeça de chave encara na segunda rodada a ganhadora do duelo entre a romena Irina-Camelia Begu e a espanhola Carla Suarez Navarro.
Pelo desenho da chave, apenas a australiana Samantha Stosur, sexta cabeça de chave, e a francesa Marion Bartoli, a nona, aparecem como maiores ameaças a Kvitova em sua rota até as quartas de final. Já as russas Maria Sharapova, quarta cabeça de chave e ainda se recuperando de problemas físicos, e Vera Zvonareva, sétima pré-classificada, aparecem como principais candidatas a encarar a checa.
A norte-americana Serena Williams, 12.ª maior favorita, ex-líder do ranking e cinco vezes campeã do Aberto da Austrália, também é uma possível rival de Kvitova na semifinal, mas está voltando de contusão e ainda não conseguiu recuperar o alto nível que apresentava em outros tempos.
Sharapova estreará contra a argentina Gisela Dulko, enquanto Zvonareva e Serena irão começar suas caminhadas em Melbourne contra a romena Alexandra Dulgheru e a austríaca Tamira Paszek, respectivamente.