Líder do ranking mundial, a tenista dinamarquesa Caroline Wozniacki avançou às quartas de final do Aberto da Austrália na noite deste sábado (pelo horário de Brasília), ao bater a letã Anastasija Sevastova, 46ª do mundo, por 6/3 e 6/4, em Melbourne.
Com o resultado, Wozniacki manteve-se na luta pelo seu primeiro troféu de Grand Slam e ficou a uma vitória de garantir-se na ponta da lista da WTA. Se chegar à semifinal, nem a russa Vera Zvonareva, segunda colocada da lista, nem a belga Kim Clijsters, terceira, poderão alcançá-la.
Wozniacki terá pela frente nas quartas a italiana Francesca Shiavone, que protagonizou na madrugada deste domingo (pelo horário de Brasília) o jogo feminino mais longo da história de um Grand Slam. A sétima colocada do ranking salvou seis match points e precisou de 4h44min para bater a russa Svetlana Kuznetsova, 26ª do mundo, por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 1/6 e 16/14.
Maior surpresa do torneio, Andrea Petkovic deixou mais uma favorita pelo caminho. Depois de surpreender a norte-americana Venus Williams, a alemã de 23 anos passou pela russa Maria Sharapova com tranquilos 6/2 e 6/3. Claramente nervosa, a ex-número 1 do mundo abusou dos erros não forçados e só teve uma chance de quebra em toda a partida.
Petkovic, que alcançou as quartas de final de um Grand Slam pela primeira vez, vai encarar a chinesa Na Li, que fez um duplo 6/3 na bielo-russa Victoria Azarenka. Décima primeira colocada do ranking, a oriental vem embalada pela conquista do Torneio de Sydney, na semana passada, em que derrotou Kim Clijsters na decisão.