Número um do ranking mundial, Caroline Wozniacki passou com autoridade à terceira rodada do Aberto da Austrália. A tenista dinamarquesa aplicou 6/1 e 6/0 na norte-americana Vania King na madrugada desta quarta-feira (pelo horário de Brasília), em Melbourne.
A superioridade de Wozniacki sobre King pode ser medida pela quantidade de erros na partida. A dinamarquesa desperdiçou apenas oito pontos, contra 20 de sua rival, a quem havia vencido com dificuldade no último encontro entre as duas, em Indian Wells, em 2010.
A próxima adversária de Wozniacki será a eslovaca Dominika Cibulkova, que passou pela italiana Alberta Brianti por 6/1, 4/6 e 6/2. A dinamarquesa tem de chegar às semifinais para manter a liderança do ranking sem depender dos resultados de suas adversárias.
No provável caminho de Wozniacki está a belga Justine Henin, que pode ser sua rival nas quartas de final. A ex-número 1 do mundo, cabeça de chave número 11 em Melbourne, superou com facilidade a britânica Elena Baltacha, 55ª da WTA, por 6/1 e 6/3, e agora enfrentará a russa Svetlana Kuznetsova, que fez 6/1 e 6/4 na holandesa Arantxa Rus.
A norte-americana Venus Williams teve de superar uma lesão para chegar à terceira rodada. Ela teve de virar a partida contra a checa Sandra Zahlavova por 2 sets a 1, com parciais de 6/7 (6-8), 6/0 e 6/4, mesmo tendo sentido dores na perna direita no tie-break do primeiro set. Ela teve de solicitar a entrada de uma fisioterapeuta, que enfaixou o local.
Agora, Venus terá pela frente a vencedora do duelo entre a alemã Andrea Petkovic, cabeça de chave 30, e a britânica Anne Keothavong. Se passar da terceira rodada, a norte-americana poderá enfrentar a russa Maria Sharapova, que fez 7/6 (7-3) e 6/3 na francesa Virginie Razzano. A musa vai encarar a alemã Julia Goerges, que bateu a estoniana Kaia Kanepi por 6/4, 3/6 e 6/4.
Cabeça de chave número 8, a bielo-russa Victoria Azarenka ganhou da checa Andrea Hlavackova por duplo 6/4 e medirá forças contra a sul-africana Chanelle Scheepers, que bateu a russa Regina Kulikova por 6/4, 4/6 e 7/5.
Sexta pré-qualificada, a italiana Francesca Schiavone, campeã de Roland Garros em 2010, suou para ganhar da canadense Rebecca Marino por 6/3, 5/7e 8/7.