Ex-campeão mundial dos pesos peados, Wladimir Klitschko anunciou nesta quinta-feira a sua aposentadoria do boxe, aos 41 anos. “Como boxeador amador e profissional, consegui tudo o que sonhei e agora quero começar minha segunda carreira depois da esportiva”, afirmou o agora ex-pugilista, indicando que pode seguir os passos do seu irmão, Vitali, hoje o prefeito de Kiev.

continua após a publicidade

Klitschko dominou a categoria dos pesos pesados durante cerca de uma década, mas perdeu em abril para o britânico Anthony Joshua após ser nocauteado no 11º round. Havia a expectativa de que uma revanche fosse realizada em novembro. Ele explicou que, após o revés, reservou algumas semanas para tomar uma decisão “para ter certeza de que tinha suficiente distância da luta (contra Joshua) no estádio de Wembley”.

continua após a publicidade

Medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, Joshua acumulou 64 vitórias e cinco derrotas no seu cartel. O ucraniano conseguiu grandes vitórias diante de rivais como David Haye e Ruslan Chagaev, mas perdeu seus títulos para o britânico Tyson Fury em 2015 e não conseguiu recuperar os cinturões da Associação Mundial de Boxe e da Federação Internacional de Boxe no combate contra Joshua.

continua após a publicidade

Wladimir Klitschko entrou no boxe seguindo os passos de seu irmão mais velho, Vitali. Ambos tiveram grande êxito nos ringues e quando Vitali se aposentou em 2013, eles mantinham os principais títulos dos pesos pesados. Mas eles nunca se enfrentaram, justificando que isso romperia uma promessa feita para a mãe deles.