Soberano nas três primeiras edições da etapa de São Paulo da Fórmula Indy, Will Power começou muito bem o fim de semana da quarta prova no circuito de rua do Anhembi. Neste sábado, o australiano da Penske liderou o primeiro treino livre ao registrar o tempo de 1min21s8517 na melhor das suas 19 voltas.
Power venceu todas as corridas realizadas no circuito do Anhembi, mas está em momento ruim na temporada 2013, tanto que ocupa apenas a oitava colocação no campeonato após a realização de três etapas. Neste sábado, porém, deu indícios de que pode iniciar a recuperação na Indy na prova da capital paulista.
Power foi seguido pelo norte-americano Joseg Newgarden, da equipe Sarah Fisher, que ficou na segunda colocação ao ser o último piloto a registrar uma volta em menos de 1min22s – 1min21s8976. O francês Sebastien Bourdais ficou na terceira colocação, com a marca de 1min22s0495.
O brasileiro Tony Kanaan chegou a ter sua participação na etapa de São Paulo da Indy colocada em dúvida por causa de lesão na mão direita, sofrida em acidente na corrida anterior, em Long Beach, mas conseguiu se destacar na primeira atividade no Anhembi. O piloto da KV ficou na sexta posição, com o tempo de 1min22s1496, atrás do escocês Dario Frachitti e do norte-americano J.R. Hildebrand.
O francês Simon Pageneaud terminou a atividade na sétima colocação, apesar de ter batido no final da atividade, seguido pelo japonês Takuma Sato, pelo inglês Justin Wilson e por Hélio Castroneves, que completou as 10 primeiras colocações do treino livre, com a marca de 1min22s3418. O brasileiro lidera o campeonato, mas teve dificuldades na atividade, tanto que chegou a sair da pista.
Atual campeão da Indy, o norte-americano Ryan Hunter-Reay foi apenas o 14.º mais rápido do treino. Já a brasileira Bia Figueiredo teve desempenho discreto na atividade inicial no circuito de rua do Anhembi e terminou em 23.º lugar entre os 25 carros participantes com o tempo de 1min23s9934.
O TREINO – O primeiro treino livre da etapa de São Paulo da Indy foi realizado com a pista seca, com tempo aberto. Como nenhuma atividade havia sido realizada anteriormente, o circuito estava bastante sujo nos minutos iniciais. Também chamou a atenção uma considerável ondulação na reta da marginal do rio Tietê.
Com apenas os últimos colocados e os novatos do campeonato na pista na primeira parte da atividade, Alex Tagliani, Newgarden, Tristan Vautier, Ernesto Viso e Kanaan se revezaram nas primeiras colocações. A situação, claro, se alterou quando os 10 primeiros na classificação geral da Indy foram liberados para ir à pista, apesar do bom desempenho do brasileiro e de Newgarden.
A partir desse momento, a movimentação no circuito foi intensa, com quase todos os pilotos entrando na pista. O escocês Franchitti logo assumiu a liderança, mas em seguida foi superado pelo canadense James Hinchcliffe.
Considerados favoritos para a etapa de São Paulo da Indy, Hélio Castroneves e Will Power tiveram problemas e chegaram a escapar da pista na parte final da atividade. Nos últimos minutos, aliás, Hinchcliffe acabou sendo superado por vários pilotos. O norte-americano Graham Rahal chegou a assumir a primeira colocação da atividade, mas quem acabou garantindo a liderança foi mesmo Power.
O australiano confirmou todo o seu conhecimento e domínio do circuito paulistano ao registrar a marca de 1min21s8517 para garantir a liderança da atividade, o que aumenta o seu favoritismo para o restante do fim de semana da quarta etapa da temporada 2013 da Indy.
Os carros voltam a entrar na pista do circuito de rua do Anhembi às 12h05, quando acontece o segundo treino livre. A sessão classificatória está marcada para as 14h35. A corrida, no domingo, tem largada prevista para as 12h30.