Com gol do brasileiro Ilan, o West Ham derrotou o Sunderland por 1 a 0, neste sábado, em casa, e causou o rebaixamento do Portsmouth no Campeonato Inglês. Mesmo sem jogar, o lanterna caiu para a Segunda Divisão porque não pode mais alcançar o Wigan e o próprio West Ham, que estão fora da zona de descenso.
O Portsmouth, que fará uma das semifinais da Copa da Inglaterra no domingo, tem apenas 14 pontos, 17 menos que o 16.º e o 17.º colocados, faltando apenas 15 pontos para serem disputados.
Os resultados deste sábado confirmaram a queda esperada do Portsmouth, que vinha fazendo fraca campanha no Campeonato Inglês. A situação do time ficou mais delicada quando foi punido com a perda de nove pontos na tabela, por causa da ameaça de quebra do clube, que precisou receber ajuda financeira.
Com a vitória, o West Ham se afastou da zona da degola, mas segue em risco, já que Hull City e Burnley, que se enfrentaram neste sábado, somam 27 pontos cada. O Burnley conseguiu deixar a penúltima posição ao golear por 4 a 1. Martin Paterson, Graham Alexander, em duas cobranças de pênalti, e Wade Elliott marcaram os gols do Burnley.