O curitibano Wellington Nelsen conquistou o título máximo no Campeonato Mundial de Bicicross realizado neste final de semana na cidade de Paulinia, interior de São Paulo. O mundial contou com a participação de 1.002 pilotos de 24 países, competindo em 38 categorias.
Wellington conquistou o título na categoria 19 anos acima Challenger, com 104 concorrentes. Foi a categoria mais disputa e com maior número de inscritos. Wellington Nelsen demonstrou superioridade na pista vencendo as etapas classificatórias e conquistando a torcida presente, mais de dez mil pessoas na arquibancada lotada, e confirmou sua vitória na fase final, seguido pelo suíço Hervé Krebs e pelo colombiano William Acevedo. Após a linha de chegada, Nelsen comemorou o título junto aos brasileiros que invadiram a pista. “Foi um sonho realizado da melhor forma possível, vencer um mundial em casa com toda torcida vibrando e encerrando a competição com chave de ouro”, disse Wellington. Esse foi o único título conquistado para o Brasil na categoria masculino. Bianca Chinallia, de Sorocaba/SP, ficou com o título na categoria feminino,9 anos. Além disso, os brasileiros faturaram outros três vice-campeonatos. Este campeonato mundial contou com uma das maiores infra-estruturas já realizadas, além de recorde de público e excelente nível técnico. A pista estava impecável e era muito difícil.
Esse foi mais um título adicionado a uma trajetória vitoriosa. Wellington já havia conquistado o mundial em 1989, na versão Fiac, além de ser 12 vezes campeão brasileiro, campeão pan-americano, sul-americano e campeão do Estado da Florida – EUA, entre outros. Wellington compete desde os 4 anos de idade e hoje, com 23 anos, cursa o terceiro ano em Odontologia.