Webber e Vettel dominam treinos na Fórmula 1

Quase um segundo de diferença para o terceiro colocado. Dois carros na primeira fila. Adversários se lamentando pelos cantos. Em Barcelona, a Red Bull é uma categoria à parte. Fará, hoje, uma corrida de dois carros no GP da Espanha, quinta etapa do Mundial de F-1. Aos demais, as migalhas. Isso, claro, se nada de anormal acontecer. “Eles são imbatíveis aqui”, garantiu Fernando Alonso, da Ferrari, quarto no grid. “Não há nada que possamos fazer, a não ser torcer para que alguma coisa inesperada aconteça”, emendou Lewis Hamilton, da McLaren, terceiro.

A pole-position ficou com Mark Webber, 1min19s995. Sebastian Vettel foi o segundo, 0s106 atrás. “Vai lá e se diverte”, foi o que disse o chefe da Red Bull, Christian Horner, a Webber, antes da classificação. O australiano fez exatamente isso e ainda encaixou uma volta próxima da perfeição. Foi sua segunda pole no ano. A quinta do time austríaco, único a largar na frente em 2010.

“O carro deles é muito rápido e a nós só resta lutar para conseguir o melhor resultado possível”, falou um desolado Felipe Massa, nono no grid, 1s590 atrás de Webber. “Pode ser que tenhamos alguma surpresa no desgaste de pneus”, torce o diretor-técnico da Ferrari, Chris Dyer. São apenas esperanças vãs. Numa pista técnica e de curvas de alta velocidade e raio longo, como a de Barcelona, se sai bem o carro mais bem construído em termos de aerodinâmica. É o caso dos Red Bull, assinados pelo projetista Adrian Newey.

O líder do Mundial, Jenson Button, da McLaren, larga em quinto, com Michael Schumacher, da Mercedes, logo atrás. É a primeira vez no ano que o heptacampeão mundial consegue se classificar à frente do companheiro Nico Rosberg no grid – este parte em oitavo e vai buscar pontos que o mantenham na vice-liderança do campeonato.

A surpresa do dia foi a presença de Kamui Kobayashi na décima posição, com o carro da BMW Sauber. Robert Kubica, da Renault, voltou a se classificar entre os primeiros, com a sétima posição no grid. Seu nome passou a ser ventilado mais uma vez como possível contratado da Ferrari no ano que vem, para o lugar de Massa. Especulações que só ganham força a cada mau desempenho do brasileiro, como ontem. “Ele não se achou com o carro o fim de semana todo”, disse o chefe do time de Maranello, Stefano Domenicali. “Fernando, por outro lado, conseguiu uma volta perfeita graças ao seu talento”.

Lá atrás, no grid, o sexteto das nanicas cumpriu sua sina de ficar nas últimas posições, com pelo menos um piloto, Bruno Senna, reclamando de “um defeito grave” na traseira de seu carro. A eles, condutores da Lotus, Virgin e Hispania, juntou-se Rubens Barrichello, da Williams, na degola do Q1, a primeira parte da classificação. O brasileiro reclamou que “o rádio é ruim”, por isso o engenheiro falou com ele na hora errada “e me atrapalhou” – e contou também que Hamilton, ao escapar da pista à sua frente, “bombardeou” seu carro com pedriscos que chegaram até a furar o capacete.

O GP da Espanha começa hoje às 9h de Brasília e terá 66 voltas.

Multa

A Ferrari foi multada em US$ 20 mil porque liberou Alonso dos boxes quando Rosberg passava pelo pit lane. Os dois quase se tocaram.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna