O australiano Mark Webber afirmou nesta quinta-feira que as equipes Mercedes e Lotus Renault podem surpreender na temporada 2011 da Fórmula 1 e superar as favoritas Red Bull, Ferrari e McLaren, que dominaram a categoria em 2010 e terminaram nas três primeiras colocações no Mundial de Construtores. Além disso, apenas estas escuderias venceram corridas no ano passado.
“Renault e Mercedes são velozes, fizeram um bom trabalho no inverno. A Renault sempre está aqui ou perto. Creio que neste ano serão muito rápidos, mas resta ver se podem lutar pelo campeonato. A Mercedes terminou bem os testes de inverno e sem dúvida vai ganhar algumas provas neste ano. Demonstraram que têm confiabilidade, assim não há motivo para que não lutem pelo título com Ferrari e McLaren”, disse.
Webber aproveitou também para rebater comentário do britânico Lewis Hamilton, que disse ser impossível comparar McLaren e Ferrari, que possuem longa história e experiência na Fórmula 1, com a Red Bull, que é uma “empresa de bebidas”. O australiano espera que a sua equipe repita em 2011 os títulos do Mundial de Pilotos e do Mundial de Construtores.
“Só somos uma empresa de bebidas, mas no ano passado tivemos uma temporada muito boa, assim espero que possamos continuar o que fizemos no ano passado”, afirmou. “Tivemos um inverno muito bom. A equipe e eu nos esforçamos muito e, claro, também Seb [Sebastian Vettel], para aproveitarmos ao máximo os poucos dias de testes que tivemos. Não pudemos alcançar a mesma quilometragem da Ferrari”.
Já o espanhol Fernando Alonso, que foi campeão com a Renault em 2005 e 2006, evitou apontar favoritos para a temporada e acredita que prognósticos só poderão ser feitos após três ou quatro corridas. “Depois de três ou quatro corridas nos daremos conta que só duas ou três equipes podem lutar pelo campeonato”, indicou.
Apesa disso, Alonso ressaltou que a Ferrari tem o objetivo de ser campeã nesta temporada. “Se corre pela Ferrari, não é exagerado esperar estar na luta pelo título mundial. Essa é a história da Ferrari e o poder da Ferrari, e esta equipe e a história que nos rodeia são sobre a paixão pelo automobilismo e por ganhar”.