Roger Federer foi eliminado precocemente, ao cair nas oitavas de final diante do espanhol Tommy Robredo, mas o tênis suíço estará representando nas semifinais do US Open. Stanislas Wawrinka provocou uma grande surpresa nesta quinta-feira e derrotou o escocês Andy Murray, atual campeão do torneio, para garantir sua vaga entre os quatro melhores tenistas desta edição do Grand Slam disputado em Nova York, nos Estados Unidos.

continua após a publicidade

Número 3 do mundo, Murray estava defendendo pela primeira vez um título de Grand Slam, após a conquista inédita do US Open no ano passado. Mas não conseguiu confirmar o favoritismo nas quartas de final, ao perder nesta quinta-feira para Wawrinka por 3 sets a 0, com parciais de 6/4, 6/3 e 6/2, em 2 horas e 15 minutos de jogo.

Mesmo diante do atual campeão, o tenista suíço foi completamente dominante em quadra, conseguindo 45 bolas vencedoras contra apenas 15 do adversário. Wawrinka também conquistou 88% dos pontos quando encaixou o primeiro serviço e ainda teve 74% de eficiência nas jogadas em que subiu à rede, culminando com uma vitória convincente.

Assim, Wawrinka somou a sua segunda vitória seguida sobre Murray, contra quem já tinha vencido nas oitavas de final do Masters 1000 de Montecarlo, no único confronto entre eles na atual temporada. Mas o escocês segue com a vantagem no histórico do confronto entre os dois, agora com oito vitórias em 14 partidas disputadas.

continua após a publicidade

Atualmente em 10º lugar do ranking mundial, Wawrinka já tem a sua melhor campanha na história de um Grand Slam, ao chegar pela primeira vez numa semifinal. Agora, ele espera a definição de seu próximo adversário, que sairá ainda nesta quinta-feira, no confronto entre o sérvio Novak Djokovic e o russo Mikhail Youzhny.