O suíço Stan Wawrinka, o japonês Kei Nishikori e o espanhol David Ferrer estrearam com vitória no US Open, nesta terça-feira. Ferrer, 11º cabeça de chave, foi quem suou menos para avançar à segunda rodada do Grand Slam disputado em Nova York. Ficou somente um set em quadra por causa do abandono do ucraniano Alexandr Dolgopolov.

continua após a publicidade

Dolgopolov abandonou a partida no fim do set inicial, quando perdia por 6/5. Na segunda rodada, o experiente tenista da Espanha, ex-número três do mundo, vai enfrentar o vencedor do duelo entre o italiano Fabio Fognini e o russo Teymuraz Gabashvilli.

continua após a publicidade

Stan Wawrinka encontrou menos facilidade, mas esteve longe de sofrer ameaças do espanhol Fernando Verdasco, nesta terça. O suíço, atual número três do mundo, venceu em sets diretos, com parciais de 7/6 (7/4), 6/4 e 6/4.

continua após a publicidade

Em um duelo equilibrado, Wawrinka esbanjou eficiência nos momentos mais decisivos da partida, como aconteceu nos quatro break points que cedeu ao rival. Verdasco não conseguiu aproveitar nenhuma das oportunidades. Já o suíço converteu os dois breaks que o espanhol cedeu, um no segundo e outro no terceiro set.

A eficiência compensou em parte as dificuldades do suíço no saque. Com sete aces e quatro duplas faltas, ele colocou em quadra somente 49% do seu primeiro serviço. E também compensou os 37 erros não forçados, contra os 31 do espanhol.

Na segunda rodada, Wawrinka vai encarar o vencedor do duelo entre o local Denis Kudla e o italiano Alessandro Giannesi, que saiu do qualifying. Se confirmar o favoritismo, o suíço pegaria na terceira rodada o vitorioso entre o alemão Alexander Zverev e o britânico Daniel Evans. Nesta terça, Zverev superou o compatriota Daniel Brands por 3/6, 6/1, 6/4 e 7/6 (7/4), enquanto Evans eliminou o local Rajeev Ram por 6/2, 4/6, 7/5 e 6/1.

Já Kei Nishikori, número 7 do mundo, precisou de quatro sets para avançar na estreia. Ele derrotou o alemão Benjamin Becker por 6/1, 6/1, 3/6 e 6/3. Na sequência, seu adversário será o russo Karen Khachanov, que despachou o italiano Thomas Fabbiano por 6/3, 6/3, 4/6 e 6/3.

Ainda nesta terça dois cabeças de chave se despediram da competição: o local Sam Querrey e o alemão Philipp Kohlschreiber. Responsável por eliminar Novak Djokovic em Wimbledon, Querrey caiu diante de outro tenista da Sérvia, Janko Tipsarevic, por 7/6 (7/4), 6/7 (0/7), 6/3 e 6/3. Já Kohlschreiber abandonou no terceiro set contra o francês Nicolas Mahut, que liderava o placar por 6/3, 7/5 e 1/0.

Já o búlgaro Grigor Dimitrov, outro cabeça de chave, não decepcionou ao superar o espanhol Iñigo Cervantes por 6/2, 6/4 e 7/6 (9/7). Também venceram na estreia, nesta tarde, o francês Jeremy Chardy e o espanhol Pablo Carreño Busta, que faturou seu primeiro título de nível ATP na carreira no fim de semana ao vencer em Winston-Salem.