O suíço Stanislas Wawrinka venceu o francês Richard Gasquet por 3 sets a 2, de virada, com parciais de 5/7 (5/7), 4/6, 6/4, 7/5 e 8/6, nesta segunda-feira, e garantiu vaga nas quartas de final de Roland Garros. Com o resultado, ele se credenciou para encarar o espanhol Rafael Nadal, heptacampeão do Grand Slam francês, na próxima fase.
O triunfo de virada frustrou a torcida local e foi uma grande decepção para Gasquet, sétimo cabeça de chave, que em 2006 havia superado o suíço na segunda rodada da competição realizada em Paris no único confronto anterior entre os dois tenistas.
Horas antes de Wawrinka vencer, Nadal foi às quartas de final ao arrasar o japonês Kei Nishikori por 6/4, 6/1 e 6/3. E o suíço é um velho freguês do espanhol, que derrotou o rival nos nove jogos disputados entre os dois até hoje. O último deles aconteceu neste ano, também em piso de saibro como o de Roland Garros, e o quarto colocado do ranking mundial venceu o atual décimo tenista da ATP por 6/2 e 6/4 no Masters 1.000 de Madri.
Apesar do retrospecto totalmente desfavorável diante de Nadal, Wawrinka pelo menos já pôde comemorar o fato de que pela primeira vez avançou às quartas de final de Roland Garros.
Para alcançar este objetivo inédito em sua carreira, o suíço levou a melhor em uma batalha de 4 horas e 16 minutos com Gasquet. No fim, ele acabou triunfando em um duelo no qual aproveitou quatro de 20 chances de quebrar o saque do francês, que converteu apenas dois dos 11 break points cedidos pelo rival em todo confronto. Para completar, Wawrinka acumulou nada menos do que 92 winners, contra 57 bolas vencedoras do seu adversário, compensando assim os seus 55 erros não-forçados.