Com um gol por jogo, Washington já é o artilheiro do Paraná. |
Os dois gols de Washington diante do Cruzeiro não só deram a vitória contra o time mineiro como transformaram o atacante do Atlético no maior artilheiro do Estado na temporada, com 13 gols. O jogador rubro-negro quebrou a hegemonia do atacante Tainha, ex-Roma de Apucarana, que vinha dominando (sozinho ou acompanhado) o quadro dos matadores até domingo, com 11. Além dele, a brigada da Baixada está bem representada com o meia Jádson, atual segundo colocado, ao lado do atleta do interior.
Vale ressaltar que estão computados apenas gols marcados pelos jogadores que disputam campeonatos de primeira divisão e por clubes paranaenses. Dessa forma, o próprio Tainha poderia até ter mais gols constando na tabela e ainda dominar o quadro, mas ele está jogando no Operário Ponta Grossa, que atua apenas na Série Prata. O mesmo vale para o meia Souza, que se transferiu para a Coréia do Sul e do atacante Fábio Oliveira, que foi para o Criciúma. Ambos ainda bem colocados, mesmo tendo ido embora já há algum tempo.
A favor de Washington, no entanto, conta que ele não atuou em todas as partidas do Furacão, porque estava se recuperando de lesões ou até mesmo por opção dos treinadores. Somado a isso, sua média é praticamente imbatível. Ele vestiu a camisa rubro-negra 13 vezes e marcou 13 gols. Se contarmos apenas o Campeonato Brasileiro, foram três gols em duas partidas.
Se com ele em campo é quase certo que marque gols, porque não usá-lo? O técnico Levir Culpi passou confiança ao jogador e não abriu mão do matador. “O Levir conversou comigo. Ele falou assim: ?eu prefiro fora do jogo contra o Corinthians do que contra o Cruzeiro. Eu não quero te perder. Você, de repente, ir para o jogo contra o Corinthians e te perder mais um mês.? Eu aceitei o que ele falou e estava confiante de que iria jogar”, vibrou o atacante.
Junto com Washington, o Atlético ainda conta com o meia Jádson, que anotou três contra o Corinthians e também aponta como um dos principais artilheiros da temporada. Dos que estão na parada, o mais próximo dos atleticanos é o atacante Adriano, atualmente no Paraná Clube, mas que também soma gols anotados pelo Iraty no campeonato paranaense.
Torcedor aprova as mudaças feitas na Arena
A decisão da diretoria do Atlético de fazer uma nova setorização na Arena, colocar as torcidas organizadas com instrumentos para o piso superior estão satisfazendo aos aficcionados rubro-negros. Pelo menos, é o que mostra uma enquete realizada pela Tribuna, através do sítio www.parana-online.com.br, com participação de 6 mil internautas. Outra prova da aceitação das medidas foi o comportamento nas arquibancadas na partida contra o Cruzeiro.
Durante o jogo contra os mineiros, os torcedores apoiaram o time durante todo o tempo, mesmo nas dificuldades encontradas na forte marcação da Raposa. A partida, da 8.ª rodada do Campeonato Brasileiro, marcou a volta da charanga da organizada Os Fanáticos, desta vez na curva de fundos, mas no piso superior, e a estréia do preço diferenciado na reta inferior (R$ 30,00).
O comportamento no Estádio Joaquim Américo corrobora com os números levantados pelo Paraná-Online. O sítio perguntou ao internauta a opinião sobre os novos setores com preços diferenciados. A maioria ficou ao lado dos dirigentes. Para 37,12%, a medida foi considerada boa e deve ser mantida, que se somam aos 22,52% que também gostaram da liberação dos instrumentos e bandeiras. Por outro lado, apenas 18,62% ficaram ao lado de setores organizados pedindo o afastamento dos dirigentes. Outros 11,84% gostariam de ver a Fanáticos no lugar tradicional e 9,9% acham que o ingresso na reta inferior tem que custar R$ 15,00.
Diretoria define hoje se faz intertemporada
O Atlético define hoje se irá fazer uma intertemporada durante a paralisação do Campeonato Brasileiro ou não. A diretoria e o técnico Levir Culpi estudam a possibilidade de tirar o time de Curitiba para um período de concentração e treinamentos, mas dependem da disponibilidade de datas, local e adversários para a realização de amistosos. Hoje, deve ficar pronta toda a programação para o recesso no Nacional, enquanto o time reserva realiza um amistoso contra o Necaxa, do México, às 15 horas de hoje, no CT do Caju.
“Nós já temos um organograma preparado e até terça-feira (hoje) já devemos saber se terá a intertemporada”, disse o treinador rubro-negro. Por enquanto, os jogadores titulares e os que estavam relacionados para a partida contra o Cruzeiro se reapresentam somente amanhã pela manhã. Os demais atuarão contra o time mexicano. A maior parte de jogadores pouco aproveitados ou para observação dos dirigentes mexicanos é para futuras negociações.
Estão relacionados para a partida os goleiros Cléber e Tiago; os laterais André Luís, Ismael, Ivan e Simon; os zagueiros Alessandro Lopes, Daniel, Ígor e Valnei; os volantes Pingo, Ticão e Vânderson; os meias Alejandro, Fabrício, Marcelinho e Paulo Santos e os atacantes Rena e Ricardinho.