Wada recorre de absolvição de Contador por doping

A Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês) recorreu nesta quarta-feira junto à Corte Arbitral do Esporte (CAS) contra a absolvição de Alberto Contador em caso de doping pela Federação Espanhola de Ciclismo. Exame antidoping realizado pelo espanhol em 21 de julho de 2010 detectou a presença da substância proibida clembuterol. Quatro dias depois, ele venceu a Volta da França pela terceira vez.

A decisão da Wada de recorrer da absolvição de Contador acontece uma semana depois da União Ciclística Internacional (UCI) apresentar recurso semelhante à CAS, em Lausanne, na Suíça. O tribunal tem o objetivo de apresentar um veredicto antes do início da disputa da edição de 2011 da Volta da França, marcada para começar no dia 2 de julho.

A tendência é que os dois recursos sejam combinados para serem julgados em um caso único pela CAS. Se a apelação da UCI e da Wada for rejeitada, Contador poderá defender a sua conquista em 2011. Mas caso seja considerado culpado, o espanhol deverá ser suspenso por dois anos e perderá o seu título.

Contador, que venceu duas provas na Espanha nesta temporada, pode continuar participando de competições até a decisão da CAS. Ele foi suspenso provisoriamente pela UCI em agosto de 2010, e voltou a competir quando a Federação Espanhola de Ciclismo o absolveu ao aceitar o argumento de que o doping foi causado pelo consumo de uma carne contaminada.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna