A história se repete. Pelo terceiro ano seguido, os quenianos dominaram a 12.ª Volta Internacional da Pampulha, realizada em Belo Horizonte (MG), neste domingo. Os africanos venceram a corrida tanto no feminino quanto no masculino, cedendo aos brasileiros apenas o segundo e terceiro lugares.
Na prova feminina, a primeira a cruzar a linha de chegada foi Bornes Kitur, com o tempo de 1h05m15s, seguida pela baiana Edielza dos Santos, com 1h06m, e pela também queniana Maurice Kipchumba. As brasileiras Tatiele Roberta de Carvalho e Conceição Maria Oliveira apareceram logo atrás.
Entre os homens, a disputa foi bastante acirrada e decidida apenas nos 500 m finais. A poucos metros da linha de chegada, um pelotão formado por cinco corredores complicou a decisão, até que o queniano Barnabas Kenai utilizou o que lhe sobrava de energia para dar um sprint e conquistar o primeiro lugar, com o tempo de 54m04s.
Um segundo mais tarde, o compatriota Mark Korir cruzou a linha de chegada, seguido pelo brasileiro Damião de Souza. Completaram o pódio os também brasileiros Giovani dos Santos e Paulo Roberto Paula.