Volta de Santa Catarina reúne a elite do ciclismo

Começa hoje a 16.ª Volta Ciclística BR Internacional de Santa Catarina. Uma das competições mais tradicionais da modalidade no Brasil, a largada do evento será na cidade de Tubarão, no sul do Estado, com o prólogo -uma prova de 2,5 quilômetros. A chegada está prevista para o dia 7 de setembro, 852,5 quilômetros depois, em Joinville, no norte do Estado vizinho. Já confirmaram presença equipes do Brasil, Argentina, Canadá, Porto Rico, Paraguai e Uruguai.

Ao contrário da última edição, vencida pelo mineiro Cássio Paiva, da Caloi/PowerBar, a prova deste ano deverá impor menos dificuldades para os participantes. O percurso será mais plano. Em vez das diversas serras do oeste catarinense, os ciclistas pedalarão por extensas faixas litorâneas. A exceção, claro, é a subida da Serra do Rio do Rastro, o maior desafio da competição, que será feita na segunda etapa, no dia 1.º de setembro, num trajeto de 90 km entre as cidades de Orleans e São Joaquim. Este tipo de percurso facilitará o trabalho dos velocistas.

Por passar por cidades litorâneas como Florianópolis e Balneário Camboriú, os cuidados com o tráfego de veículos durante a Volta Ciclística serão maiores ainda, segundo o diretor-geral da prova e presidente da Federação Catarinense de Ciclismo (FCC), João Carlos de Andrade. “Vamos até homenagear os 25 anos de existência da Polícia Rodoviária de Santa Catarina nesta edição da prova”, lembra o dirigente. “A segurança dos ciclistas é a prioridade.”

Andrade acredita que o nível técnico da competição será bem forte. “Teremos os principais ciclistas do país e boas equipes estrangeiras”, lembra o diretor-geral, que comemora a promoção da prova de 2.6 para 2.5 no controle de competições da União Ciclística Internacional (UCI). “Seguimos todas as exigências da UCI e, por isso, fomos promovidos.” A UCI enviou ao Brasil o alemão residente na Venezuela, Rainer Nuhlen Thissen, que será o comissário geral do evento.

Interior de SP inspirou evento

A Volta Ciclística nasceu quando João Carlos de Andrade comandava a equipe da Metalúrgica Duque, de Joinville. O grupo participou de algumas edições da extinta Volta Ciclística do Interior de São Paulo e o dirigente aproveitou a experiência para desenvolver o projeto. Nesses 16 anos, a atual Volta Ciclística BR Internacional de Santa Catarina alternou a quilometragem. A maior distância percorrida foi em 94, quando os ciclistas percorreram 1.250 quilômetros e a menor aconteceu em 88, com 544 quilômetros.

A Volta BR de Santa Catarina tem patrocínio da BR Petrobras.

Grandes nomes entre campeões

A Volta Ciclística BR Internacional de Santa Catarina, que é disputada desde 1987, já teve como campeões os principais ciclistas do Brasil. O vencedor da primeira edição e, curiosamente, das últimas duas foi Cássio de Paiva Freitas. No ano seguinte à sua primeira conquista, Cássio foi correr profissionalmente na Europa, onde em 92 venceu a Volta de Portugal.

Cinco atletas conquistaram dois títulos: Wanderley Magalhães (88 e 91), César Daneliczen (89 e 90), Hernandes Quadri Júnior (92 e 95), Daniel Rogelin (96 e 99) e Márcio May (97 e 98). Gabriel Sabbião, ganhador em 93, e José Aparecido dos Santos, campeão em 94, são os únicos com uma vitória. Nesta edição, participarão o tricampeão Cássio de Paiva, os bicampeões Márcio May, Hernandes Quadri Jr., e José Aparecido dos Santos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo