A Vila Capanema realmente fez bem ao Paraná Clube. Após quase dois anos utilizando exclusivamente o Pinheirão, a volta do time ao antigo estádio foi em grande estilo. Ontem, pela segunda rodada do torneio da morte, do campeonato paranaense, o Tricolor goleou o Grêmio Maringá por 6 a 1 e espantou momentaneamente o fantasma do rebaixamento para a segunda divisão. Com a derrota, a equipe maringaense fica em último na briga para não cair, sem ponto ganho.
A partida já começou bem para o Paraná. Logo a um minuto, Athos abriu o placar. O atacante recebeu um toque de Jadílson dentro da área e tocou para as redes. A pressão paranista era nítida. Com apoio da torcida, o time cresceu e partiu pra cima do adversário. O Maringá, ainda perturbado pelo gol no início do jogo mostrava nervosismo dentro de campo. Sinal disso foi a expulsão aos 10 minutos do lateral Clodoaldo, que discordou de uma marcação do árbitro. Com um homem a menos, a situação ficou ainda mais complicada para o time do interior. O Paraná aproveitou o momento de desconcentração para ampliar a vantagem. Pela segunda vez, Athos marcou para o tricolor aos 15 minutos. Em uma cobrança de falta, o atacante chutou rasteiro, a bola desviou na barreira e enganou o goleiro.
Jogando dentro de casa e com a torcida a favor, o Paraná avançava no ataque e encontrava liberdade na marcação do Grêmio. Jean Carlo quase ampliou aos 20?. Ele recebeu a bola na entrada da área e tentou encobrir Fernando, passando perto do travessão.
Mas o meia teve outra chance logo em seguida. E desta vez não decepcionou. Jean Carlo aproveitou o cruzamento da esquerda de João Vítor e tocou para marcar o terceiro gol da partida aos 21 minutos. O Maringá só se apresentou ofensivamente aos 27 minutos, com um chute de fora da área de Vinícius. O quarto gol do Paraná não demorou. Alexandre passou por três jogadores e tocou para Fábio Oliveira. O atacante ajeitou a bola e marcou o primeiro dele no jogo aos 29?. Com a larga vantagem, o tricolor administrou o placar até o final da primeira etapa, sem sofrer qualquer tipo de pressão do Maringá.
Na volta do jogo, o técnico Play de Freitas fez três alterações para modificar a postura da equipe dentro de campo. Leandrão foi o primeiro a arriscar. Aos 3 minutos, o atacante recebeu na entrada da área e chutou com força. O goleiro Flávio conseguiu defender com segurança. Esboçando uma reação, o time alvinegro trabalhava a bola até penetrar na defesa paranista. O esquema deu efeito. Em um cruzamento na área, Dinei caiu e o árbitro marcou penalidade de Erivélton. Na cobrança, Dinei diminuiu a vantagem do Paraná aos 10 minutos. Flávio teve mais trabalho logo depois. Ígor recebeu na área e chutou cruzado. O goleiro tricolor conseguiu se esticar e acabar com o perigo. Em nova investida maringaense aos 23 minutos, outra defesa importante de Flávio. Émerson passou pela zaga, invadiu a área e chutou em cima do arqueirro do Paraná.
Mas a reação do Grêmio ficou por aí. Nas duas próximas criações do ataque tricolor, os gols que finalizaram a goleada. Primeiro com Fábio Oliveira. O atacante marcou o quinto gol aos 24 minutos, depois de aproveitar um cruzamento de Athos. O segundo aconteceu aos 41?. William aproveitou a sobra de uma defesa do goleiro Fernando e finalizou a contagem. O próximo jogo do Paraná é no domingo, contra o Prudentópolis, fora de casa. No final da partida, os jogadores aplaudiram a torcida que compareceu ao estádio, e deram declarações de desabafo. “Nós vamos sair dessa situação. Vimos o que é ter vergonha na cara e provamos que podemos nos apresentar melhor”, afirmou o atacante Athos. O técnico interino Edson dos Santos foi mais cauteloso sobre o futuro do Paraná. “Vencemos em casa e subimos um degrau. Mas ainda faltam muitas etapas”, disse.
Campeonato Paranaense
Paraná:
Flávio; Erivélton (João Paulo), Gelson Baresi, Fernando Lombardi e Jadílson; João Vítor (Alex), William, Alexandre (Éverton) e Jean Carlo; Athos e Fábio Oliveira. Técnico: Edson dos Santos.Grêmio Maringá:
Fernando; Márcio, Oséas, Diego e Clodoaldo; Émerson, Vinícius (Ígor), Dinei e Paulo Henrique (Marcelo Prates); Caio Júnior (Leandrão) e Jânio. Técnico: Play de Freitas.Súmula
Local:
Árbitro: Sandro César da Rocha
Assistentes: Rogério Carlos Rolim e Altemar Roberto Domingues
Cartões amarelos: Erivélton, Gelson Baresi e João Paulo (Par); Oséas, Jânio e Diego (Gre)
Cartão vermelho: Clodoaldo (Gre)
Gols: Athos (a 1? e aos 15? do 1º), Jean Carlo (aos 21? do 1º), Fábio Oliveira (aos 29? do 1º e aos 24? do 2º) e William (aos 41? do 2º); Dinei (aos 10? do 2º).
Público: 3.564
Renda: R$ 15.465