O ano de 2009 começou com conquistas internacionais para o voleibol do Paraná. Entre os dias 5 e 15 de janeiro, a equipe infanto-juvenil do Círculo Militar disputou o Torneio Internacional de Santiago, no Chile, e voltou para casa com o bicampeonato da competição.

continua após a publicidade

O torneio, para atletas com até 17 anos, é disputado há mais de 15 anos e faz parte do calendário oficial da modalidade. O Círculo foi o único representante brasileiro no campeonato, que contou com outras 12 equipes sul-americanas, provenientes do Peru, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Chile.

A campanha do Círculo foi quase perfeita. Em oito jogos na primeira fase, o time só teve uma derrota, por 3 a 2, para o Deportivo Manquehue, do Chile. A decisão do torneio foi contra o mesmo adversário, dessa vez com vitória paranaense, por 3 a 0.

Segundo o técnico Ricardo Bientinez, o torneio foi uma experiência de vida para os jovens atletas do Círculo. “Todos voltaram mais maduros, com uma mentalidade diferente. Além da competição, há um intercâmbio com atletas de todo continente”, afirma.

continua após a publicidade

Os atletas que conquistaram a medalha de ouro foram Augusto César Santos, Rodrigo Antunes, Phillipe Scandelari, Christian Tanatta, Guilherme Motumura, Vinícius Bertan, Jonas Sampaio, Rafael Martins, Rafael Keller, Wellington Ukasinski, Anderson Luiz e Guilherme Blat. O time do Círculo foi formado em uma parceria com o colégio Dom Bosco. No mesmo torneio, a equipe feminina do clube terminou na segunda posição.