São Paulo – As seleções masculinas de vôlei de Brasil, Itália e Sérvia e Montenegro são as três classificadas para os Jogos Olímpicos de Atenas/2004. Na madrugada de ontem, em Tóquio, a equipe comandada por Bernardo Rezende só precisava ganhar um set contra os EUA para assegurar a vaga olímpica, mas ganhou por 3 sets a 0, com parciais de 25/20, 25/21 e 25/23.
Entre os brasileiros, comandados por Bernardo Rezende, a maior comemoração foi do levantador Maurício que hoje está na reserva de Ricardinho. Aos 35 anos, ele vai disputar sua quinta Olimpíada. “Serão meus quintos Jogos Olímpicos. Quero ir a Atenas para ser bicampeão. Esse é agora meu objetivo”, afirmou o atleta, que levou o ouro olímpico nos Jogos de Barcelona/92 e participou de sua primeira Olimpíada em Seul/88.
Bernardinho admitiu que estava um pouco cauteloso em relação à a reação dos seus jogadores em quadra. “Eu estava ansioso pela vaga olímpica, mas cada atleta fez o que tinha de fazer , e isso me deixa bastante satisfeito”, analisou o técnico.
“Estamos muito felizes com a vaga em Atenas/2004, mas não podemos estar satisfeitos. Cada jogador tem seus pontos a serem melhorados até a Olimpíada. Se pararamos de evoluir, os outros times certamente passarão por cima de nós.”
Assim como na partida contra a Sérvia e Montenegro, o atacante Giovane foi eleito o melhor em quadra. Aos 33 anos, ele foi companheiro de Maurício em Barcelona/92, Atlanta/96 e Sydney/2000. Com o bom desempenho nas últimas partidas, o atacante passou à liderança do ranking dos atacantes da competição japonesa, seguido do francês Antiga e de Anderson, que também é o décimo melhor sacador. Entre os destaques individuais, o líbero Escadinha aparece em primeiro. Já entre os bloqueadores, Gustavo é o terceiro, atrás de Geric (Sérvia e Montenegro) e Millar (EUA).