A seleção brasileira de vôlei masculino confirmou seu favoritismo e a vaga para a Copa do Mundo do Japão, em novembro (quando estarão em jogo três vagas para a Olimpíada de Atenas). Ao bater a Venezuela por 3 sets a 0, ontem, no Rio de Janeiro, assegurou o 24.º título sul-americano e vingou a derrota sofrida para este mesmo adversário no Pan.

O Brasil permaneceu à frente durante quase toda a partida, sem abrir grande vantagem. A regra valeu para os dois primeiros sets, mas os sucessivos erros da Venezuela garantiram a vitória brasileira e mais uma conquista para a seleção de Bernardinho. Já são 95 vitórias sob o comando do treinador.

No primeiro set, a Venezuela chegou a empatar em 22 pontos, mas aí prevaleceu a maior qualidade dos atuais campeões mundiais (25/22). No segundo set, o Brasil abriu vantagem com certa facilidade, mas após um ponto de saque, a Venezuela reagiu e novamente igualou o placar em 22 a 22. A frieza de Nalbert foi decisiva e o capitão brasileiro conduziu a equipe à vitória por 26/24.

Aproveitando-se do descontrole venezuelano, a seleção brasileira abriu quatro pontos no terceiro set e só precisou administrar esta vantagem para confirmar a vitória (25/22). O título veio com um agradável sabor de vingança sobre a equipe que atrapalhou os sonhos dourados dos brazucas no Pan de Santo Domingo, mês passado.

A Argentina não teve dificuldades para vencer o Paraguai (25/17, 25/13 e 25/21) e confirmar o terceiro lugar.

continua após a publicidade

continua após a publicidade