Leipzig – Após uma estréia mais do que animadora no Campeonato Mundial, uma vitória por 3 sets a 0 sobre a Polônia (25/18, 25/19 e 25/18), a seleção brasileira feminina de vôlei tem seu maior desafio na fase de classificação: a China. A partida, pelo Grupo D, acontece hoje, às 9h30 (de Brasília).
As chinesas entram em quadra como favoritas, pois venceram o Brasil por 3 a 1 nas duas partidas que disputaram recentemente, no Grand Prix. Mas isso não diminui o entusiasmo brasileiro. “Se vencemos dois sets no GP, três não é impossível”, diz a oposto Luciana. Para o técnico Marco Aurélio Motta, um bom saque será fundamental pois as adversárias, apesar da superioridade, não têm um bom ataque de fundo.
A seleção deverá entrar bastante motivada depois da boa estréia de ontem. A ansiedade, que poderia atrapalhar um grupo cuja única jogadora com experiência em Mundiais é a meio-de-rede Karin, não prevaleceu e o time chegou fácil à vitória. “É muito importante começar com o pé direito”, disse a atacante Paula, maior pontuadora do jogo com 16 pontos. “O jogo de estréia sempre traz um pouco de nervosismo. Erramos em alguns detalhes, mas vamos tomar a partida como uma lição.”
Motta não conseguiu sair de quadra totalmente satisfeito. “Sacamos e recepcionamos com eficiência, além de conseguirmos virar as bolas com facilidade”, avaliou. “Mas desperdiçamos muitos contra-ataques durante a partida e isto não poderá acontecer contra a China no próximo jogo.” Ontem, as chinesas venceram a Austrália por 3 sets a 0 (25/12, 25/08 e 25/16).
Outros jogos: Itália 3 x 0 Japão, Alemanha 3 x 2 República Checa, Bulgária 3 x 0 Bulgária, Holanda 3 x 1 Romênia, Canadá 3 x 0 Egito, Coréia do Sul 3 x 2 Cuba, Porto Rico 3 x 1 Quênia, Estados Unidos 3 x 0 Argentina, Rússia 3 x 1 República Dominicana, Grécia 3 x 0 Tailândia.