Muricy Ramalho ainda não engoliu a fraca atuação do time na surpreendente derrota por 3 a 2 para o Figueirense, sábado passado, em plena Vila Belmiro, resultado que diminuiu muito as chances de o Santos ainda lutar pelo título do Campeonato Brasileiro. O treinador não criticou publicamente nenhum jogador, porém deixou claro que faltou atenção para evitar os dois contra-ataques que deram a vitória aos catarinenses. E tudo indica que vai sobrar para Ibson.

continua após a publicidade

Mesmo com as ausências de Neymar, Danilo e Borges e de o time titular ter sido escalado com 12 jogadores de linha (mais o goleiro Vladimir), Ibson treinou entre os reservas no coletivo de uma hora e meia, na manhã desta quinta, no CT Rei Pelé. Ele é o reforço mais caro do segundo semestre, contratado do Spartak Moscou por 4 milhões de euros (aproximadamente R$ 9 milhões), mas ainda não teve uma atuação convincente. Foi o escolhido para sair do time para que Elano, voltando de contusão, treinasse entre os titulares.

No coletivo desta quinta, o último da semana sem os quatro selecionáveis, além de escalar 13 jogadores, Muricy formou a defesa titular com três zagueiros e com um quarto – Éder Lima – no lugar de Léo, que cumprirá suspensão pelo terceiro cartão amarelo. O time contou com Vladimir; Edu Dracena, Durval e Bruno Aguiar; Crystian, Arouca, Henrique, Elano, Felipe Anderson e Eder Lima; Renteria, Diogo e Alan Kardec.

Sem ser brilhante, Renteria se movimentou bem e confirmou estar em condições físicas para jogar alguns minutos se Muricy continuar com a ideia de deixá-lo no banco, sábado à noite, em Volta Redonda. O colombiano foi contratado para que o treinador tenha à disposição um atacante de qualidade para quando decidir poupar Neymar, um dos jogadores mais desgastados do elenco.

continua após a publicidade

VIAGEM – O Santos marcou o embarque para o Japão para as 23h35 do dia 5 de dezembro, no Aeroporto Internacional Cumbica, em Guarulhos. Na véspera, o time enfrentará o São Paulo, no Morumbi, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. Será feita escala de um dia em Detroit, nos Estados Unidos, e a chegada a Nagoya, no Japão, será no dia 8. O retorno ao Brasil está previsto para o dia 20 de dezembro, com parada de seis horas em Nova York.