Mesmo jogando com um jogador a menos durante praticamente todo segundo tempo, o Vitória conseguiu segurar a pressão do Paraná e vencer por 1 a 0, na noite desta terça-feira, no Estádio do Barradão, em Salvador, pela oitava rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
O resultado fez o Vitória voltar a ficar próximo do G-4, grupo de acesso à elite do futebol brasileiro. Está na quinta colocação, com 14 pontos, mesma pontuação do quarto colocado, que é justamente o Paraná. O time de Curitiba tem um saldo de gols maior: 5 a 2.
Mesmo jogando fora de casa, o Paraná se impôs no início da partida e levou maior perigo ao gol do Vitória. Por duas vezes, em chutes de fora da área, o volante Wellington obrigou o goleiro Fernando Leal a fazer grandes defesas. O time da casa tentava equilibrar o jogo apostando em jogadas pelos lados do campo, buscando a referência de Neto Baiano.
Apesar das dificuldades, o Vitória abriu o placar, aos 28 minutos. Após cruzamento de Giovanni, da direita, a defesa do Paraná não conseguiu cortar e viu a bola sobrar para Neto Baiano, que finalizou de bico para o fundo das redes.
Com a vantagem no placar, o Vitória quase se complicou logo no primeiro minuto da segunda etapa, quando o zagueiro Alisson recebeu segundo cartão amarelo e deixou o time da casa com um jogador a menos.
A partir daí, o Paraná comandou a partida e só não empatou graças à boa atuação de Fernando Leal. Por pelo menos três vezes, o goleiro parou o ataque paranista. Em uma delas, o goleiro baiano contou com a ajuda de Gabriel Paulista, que tirou em cima da linha e evitou o gol de Cambará.
O Vitória volta a campo no sábado para enfrentar o Barueri, às 16h20, na Arena Barueri, em São Paulo. No mesmo dia e horário, o Paraná recebe o Duque de Caxias, no Estádio Durival de Brito, em Curitiba.
Ficha Técnica:
Vitória 1 x 0 Paraná
Vitória – Fernando Leal; Nino, Allison, Maurício Nascimento e Fernandinho; Rodrigo Mancha, Zé Luís, Edu (Gabriel Paulista) e Geovanni (Neto Coruja); Marquinhos (Rildo) e Neto Baiano. Técnico: Geninho.
Paraná – Zé Carlos; Lisa, Cris, Amarildo e Lima; Júnior Urso (Diego), Everton Garroni (Cambará), Serginho e Wellington (Oliveira); Léo e Giancarlo. Técnico: Roberto Fonseca.
Gol – Neto Baiano, aos 28 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos – Everton Garroni, Nino Paraíba, Edu, Lima, Lisa e Diego.
Cartões vermelhos – Alisson e Oliveira.
Árbitro – Emerson Luiz Sobral (PE).
Renda – R$ 89.680,00.
Público – 8.387 pagantes.
Local – Estádio Manuel Barradas, Barradão, em Salvador (BA).