O golfista paraguaio Marco Ruiz venceu com uma vantagem de três tacadas o 57.º HSBC Aberto do Brasil, torneio de maior prestígio do país. A final aconteceu neste domingo no Alphaville Graciosa Clube, no Paraná. O vice-campeão foi o amador brasileiro Felipe Navarro.
O torneio distribuiu R$ 80 mil em prêmios, sendo R$ 16 mil para o campeão. Ruiz, que empatou com os líderes na terceira rodada após jogar uma volta de 63 tacadas, jogou 65 na final e terminou com um total de 269 (-19 em relação ao par do campo).
“Era um sonho ganhar o título do Aberto do Brasil. Esse é um torneio de muita tradição na América do Sul”, comemorou o jogador de 36 anos, que atualmente disputa o European Tour, o circuito profissional europeu. Navarro, que estava a duas tacadas dos líderes do dia anterior, jogou 66 (-6) e terminou o torneio com 272 (-16).
Como é amador, Navarro não receberá prêmio em dinheiro. “Foi muito bom jogar com os melhores golfistas da América do Sul. Gostaria de ter conquistado o título, mas não foi desta vez”, diz o jovem talento de 20 anos, que pretende se profissionalizar no futuro.
Ficaram empatados em terceiro lugar os paulistas Ronaldo Francisco, líder do ranking brasileiro, e Alexandre Rocha, que conquistou recentemente o direito de disputar o PGA Tour, o milionário circuito profissional norte-americano. Ambos somaram 276 tacadas (-12).
Logo atrás de Rocha e Francisco terminaram dois amadores paranaenses, Daniel Stapff e Ivo Leão, com 278 tacadas, seguidos pelo profissional Marcos Silva e pelo também amador Guilherme Oda, líder do ranking amador brasileiro, ambos com 279 tacadas.