O Brasil nem precisou jogar ontem, pela última rodada do Sul-Americano Sub-20, para garantir a vaga nas Olimpíadas de Pequim/2008. A classificação veio com a vitória do Paraguai sobre o Chile, por 3 a 2, em Assunção.
Apenas os dois primeiros colocados garantiram vaga nas Olimpíadas. Antes do final da rodada, o Brasil liderava o hexagonal final com oito pontos – na despedida, ontem às 23 horas, a seleção brasileira enfrentou a já eliminada Colômbia, também em Assunção. O Brasil dependia de um empate para conquistar o Sul-Americano.
Com a vitória de ontem, o Paraguai chegou aos mesmos seis pontos do Chile – assim, nenhum dos dois ameaçava mais o Brasil.
Na rodada anterior, a seleção brasileira também já tinha garantido o outro objetivo no torneio: ficou com uma das quatro vagas no Mundial Sub-20, que acontece em junho, no Canadá.
Na briga pela última vaga olímpica, Argentina venceu o Uruguai por 1 a 0, também no Defensores del Chaco, com um gol marcado aos 47 do 2.º tempo. O resultado classificou os argentinos, atuais campeões olímpicos, aos Jogos de 2008.
O Uruguai jogava pelo empate para voltar a disputar o futebol olímpico depois de 80 anos.
Na abertura da rodada tripla, o Chile saiu na frente com Arenas, mas o Paraguai virou com Bogado e Acuña. Depois, mais um gol chileno, de Vidal. Aí, novamente Bogado definiu a vitória paraguaia. No final houve confusão entre os jogadores e por pouco a partida não terminou em quebra-pau.
O Brasil volta às Olimpíadas depois de oito anos. No Pré-Olímpico de 2004, a seleção foi eliminada e ainda viu a Argentina conquistar a medalha de ouro em Atenas.