Vitória hoje classifica o Paraná Clube

O Paraná Clube entra em campo hoje – às 20h30, no Pinheirão – disposto a confirmar matematicamente a sua classificação à 2.ª fase do conturbado Estadual. Na busca por três pontos, o técnico Zetti não mexe na estrutura do time, confiante na volta por cima após o deslize no clássico. Convicto, mantém o 4-4-2 -tendo em Dinelson um terceiro atacante – e as duas mudanças se devem apenas às ausências de Egídio e Joelson, suspensos.

Zetti, porém, mesmo demonstrando confiança nesta proposta ofensiva, alertou os atletas sobre a necessidade de correções no posicionamento. Principalmente no que diz respeito ao meio-de-campo, que falhou na proteção à zaga e permitiu os contragolpes eficazes dos atleticanos, no último domingo. ?Nos preocupamos muito com a rivalidade e perdemos o foco da partida?, admitiu Zetti. Hoje, mesmo precisando da vitória, o Tricolor quer retomar a ?cadência? de partidas anteriores, como na Libertadores.

?Vale como lição?, lembrou Lima, escolhido por Zetti para formar com Josiel a dupla de ataque paranista no jogo desta noite. ?Na Libertadores, jogamos sempre pra frente. Só que com todos ligados na marcação, não dando espaços para os adversários e avançando na boa. É esse espírito que devemos resgatar?, disse o centroavante. Lima busca também a sua afirmação entre os titulares, aproveitando a ausência de Henrique, ainda se recuperando de uma lesão de joelho. ?Contra o Iguaçu, tive dificuldades para encontrar meu espaço junto com o Josiel. Mas, já conversamos muito e acredito num grande jogo?.

Além da volta de Lima, o treinador paranista também confirmou João Vítor na lateral-esquerda. Zagueiro de origem, ele também atua como volante e muitas vezes foi deslocado para o setor esquerdo. ?Até na Libertadores ele atuou nessa função e acho que é a melhor opção neste momento?, justificou Zetti. O treinador chegou a trabalhar com Léo Matos neste setor, em parte do apronto, mas o lateral-direito sequer foi relacionado para o jogo.

?Ele ainda está buscando ritmo de jogo?, explicou o técnico, que também descartou a presença de Digão. ?Com o João Vítor, a equipe ganha estatura. Podemos melhorar também nosso aproveitamento nas bolas paradas, com ele, o André Luiz e a dupla de zagueiros?, afirmou o comandante paranista. Zetti reafirmou que suas escolhas são técnicas, com base nas avaliações diárias, em jogos e treinamentos. ?Temos um grupo grande e, nesse momento, é preciso ter muito cuidado para colocar o time em campo, priorizando sempre a individualidade e o momento de cada atleta?, finalizou.

Zetti pronto pra mudanças

Depois de muito tempo, o 3-5-2 foi testado por Zetti. O esquema, no entanto, não será aplicado no momento. O técnico deixou claro que o objetivo é apenas deixar o grupo atento para uma eventual necessidade. ?Não adianta mudar por mudar, ao longo de uma partida, por exemplo?, frisou Zetti. ?O trabalho foi mais uma precaução, pensando no futuro?. Nessa variação, Toninho entrou na zaga, ao lado de Daniel Marques e Neguete, com a conseqüente saída do atacante Lima.

Desde que assumiu o Paraná, Zetti deixou evidente a sua predileção pelo sistema com apenas dois zagueiros. Porém, considera fundamental o grupo estar pronto para trocas futuras. ?O São Paulo, ano passado, foi campeão jogando nos dois sistemas. Acho importante o grupo ter essa consciência tática?, afirmou. Zetti só não vinha aplicando esse tipo de treinamento por absoluta falta de tempo.

Com o acúmulo de jogos entre o Estadual e a Libertadores, os trabalhos táticos foram direcionados sempre para o próximo compromisso, sem contar o fato de que a comissão técnica precisou armar grupos distintos, em especial na última semana, quando entrou em campo quatro vezes em apenas oito dias. Após a ?maratona?, onde o Paraná somou nove dos doze pontos que disputou, Zetti comemorou a transferência do jogo desta noite – inicialmente programada para Londrina – para o Pinheirão.

?Essa mudança caiu do céu. Economizamos uma viagem longa e isso facilitou em muito o nosso planejamento?, confirmou. Em caso de vitória, hoje, e a confirmação da qualificação para a próxima etapa do Estadual, a comissão técnica volta atenções para o jogo da próxima quarta-feira, frente ao Flamengo, pela competição continental, devendo escalar uma equipe alternativa para a última rodada, domingo, frente ao Adap Galo, em Maringá.

Sem opções, Lusinha precisa pontuar

A Portuguesa Londrinense entra em campo disposta a assegurar a permanência na 1.ª Divisão do Estadual. Com 10 pontos e a 14.ª posição, o técnico Knário Martins calcula que com mais uma vitória sua equipe se livra do descenso. ?Pode ser até com menos, já que Roma e Nacional se enfrentam?, lembrou o treinador como a partida entre os retardatários do Estadual ocorre à tarde, a Lusinha encara o Tricolor já ciente do que precisará fazer.

Na última rodada, o time do Norte do Estado – e que hoje disputa o segundo jogo no Pinheirão, como fez frente ao Coritiba, em busca de retorno financeiro – vai a Paranaguá, encarar o Rio Branco. ?Não sei ?aonde? vou achar, mas preciso de mais uma vitória?, disse Knário. A aposta do treinador está na eficiência de sua defesa. Mesmo nas últimas colocações, a Portuguesa tem a 3.ª defesa menos vazada da competição, com 17 gols sofridos, atrás apenas de Adap Galo (14) e Rio Branco (15).

A equipe, que está em Curitiba desde domingo, ainda não foi confirmada. Como alguns jogadores – como Bahia e Aléssio – apresentaram problemas gastrointestinais, a comissão técnica vai aguardar uma avaliação no início da tarde. Knário, que elogiou o desempenho do time nas duas últimas partidas (derrota – 2 a 1 – para o Coxa e empate – 1 a 1 – frente ao Iguaçu) pode manter a Lusa com três zagueiros, aproveitando a versatilidade do volante Fonseca. Os alas Luciel e Édson Carlópolis também devem seguir entre os titulares.

CAMPEONATO PARANAENSE
1ª FASE – 14ª RODADA
SÚMULA
Local: Pinheirão (Curitiba).
Horário: 20h30.
Árbitro: Jarbe Cassou.
Assistentes: Rubens Berton e Cristiano Nunes Duarte.

PORTUGUESA x PARANÁ CLUBE

PORTUGUESA
Danilo, Roberto, Fonseca e Tião; Luciel, Alemão, Bahia, Aléssio e Édson Carlópolis; Daniel e Ferrari. Técnico: Knário Martins.

PARANÁ
Flávio; André Luiz, Daniel Marques, Neguete e João Vítor; Xaves, Beto, Gérson e Dinélson; Lima e Josiel. Técnico: Zetti.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo