Recife (AE) – De forma heróica, o Grêmio venceu o Náutico, por 1 a 0, atingiu os 12 pontos no quadrangular final e conquistou o título do Campeonato Brasileiro da Série B, neste sábado à tarde, em Recife (PE). O gol da vitória foi marcado por Anderson, aos 61 minutos do segundo tempo, depois de muita confusão, que provocou a paralisação do jogo por 20 minutos. Nesta altura, o time gaúcho tinha apenas sete jogadores em campo devido a quatro expulsões. O Náutico perdeu um pênalti no primeiro tempo e outro no segundo. Acabou o quadrangular terceiro lugar, com seis pontos.
O Náutico já tinha perdido um pênalti no primeiro tempo, quando Bruno Carvalho mandou a bola na trave direita do goleiro Galatto aos 31 minutos. Na etapa final, o Grêmio manteve sua disposição defensiva e tudo levava a crer que o jogo terminaria sem gols. Mas, aos 32 minutos, aconteceu o lance mais polêmico do jogo, quando o árbitro Djalma Beltrami marcou um pênalti inexistente num toque de braço de Nunes. Dois minutos antes, o juiz não tinha marcado um pênalti legítimo de Galatto sobre Miltinho.
A reclamação foi geral, com a completa invasão do campo policiais, repórteres, dirigentes e torcedores. Na confusão, o Grêmio, que tinha um homem a menos pela expulsão de Escalona, perdeu três jogadores expulsos: Patrício, Domingos e Nunes. O jogo ficou parado 20 minutos. Mas, na cobrança, o lateral Ademar bateu com displicência e Galatto mandou para escanteio.
Na saída de bola, o Náutico perdeu a cabeça e Batata foi expulso. Heroicamente, aos 61 minutos, após cobrança de falta rápida, Anderson invadiu a área, passou por vários adversários e marcou o gol da vitória. A torcida, decepcionada, passou a deixar o estádio e o juiz, poucos minutos depois encerrou o jogo.
Ficha Técnica de Náutico x Grêmio
Ficha técnica
Náutico: Rodolpho; Bruno Carvalho (Miltinho), Batata, Tuca e Ademar; Tozo (Betinho), Cleisson, Danilo e David (Romualdo); Paulo Matos e Kuki. Técnico: Roberto Cavalo.
Grêmio: Galatto; Patrício, Domingos, Pereira e Escalona; Nunes, Sandro Goiano, Marcelo Costa e Marcel (Anderson); Lipatin (Marcelo Oliveira) e Ricardinho (Lucas). Técnico: Mano Menezes.
Gol: Anderson, aos 61 min 2ºT.
Juiz: Djalma José Beltrami Teixeira (RJ)
Renda: não divulgada.
Público: 20 mil pagantes.
Cartões amarelos: Bruno Carvalho, Miltinho, Paulo Matos, Batata, Tozo, Domingos, Pereira, Lipatin e Escalona.
Cartões vermelhos: Batata, Escalona, Patrício, Domingos e Nunes.
Local: Recife (PE), hoje à tarde.