Vitória ganha, segue na briga e frustra sonho do Santos

O Vitória bateu o Santos por 2 a 0, neste domingo à tarde, no Barradão, em Salvador, e se manteve na briga por uma vaga na Copa Libertadores. Com o resultado, o time chegou aos 54 pontos e assumiu o sexto lugar do Campeonato Brasileiro. Já a equipe santista, que vinha mantendo a esperança de brigar por um lugar na competição continental, estacionou nos 48 pontos, é o décimo e começa a projetar 2014 de forma mais efetiva a partir de agora.

O triunfo fez o Vitória ganhar novo ânimo depois de ter sido derrotado por 3 a 1 pelo campeão Cruzeiro, também em casa, na última quarta-feira. Já o time da Vila Belmiro viu a empolgação provocada pelo triunfo por 3 a 0 sobre o Bahia, na última quinta, no Pacaembu, ser encerrada na capital baiana.

Depois deste confronto, o Santos voltará a campo pelo Brasileirão apenas no próximo domingo, quando pegará o Fluminense, às 17 horas, em Presidente Prudente. Já o Vitória atuará no sábado, às 19h30, contra o Criciúma, em Santa Catarina, na abertura da 36.ª rodada.

O JOGO – O primeiro tempo do duelo deste domingo começou com os times sofrendo para criar jogadas ofensivas. Depois de um chute de Cícero logo no início que passou perto da meta de Wilson, o confronto ficou truncado e só voltou a ter emoções maiores a partir do 17.º minuto.

E foi justamente na primeira boa trama ofensiva que o Santos desperdiçou a sua melhor chance de marcar na etapa inicial. Em rápido contra-ataque, Geuvânio acionou Thiago Ribeiro, que recebeu na cara do gol, deu corte em um defensor e, livre para escolher o canto, chutou por cima.

Curiosamente, logo na primeira jogada bem desenhada que fez no primeiro tempo, o Vitória balançou as redes. Escudero recebeu cruzamento da direita, passou por Bruno Peres e tocou no meio para Dinei, que chutou de primeira para Aranha ainda tocar na bola antes dela entrar no gol.

O Santos não deixou se abater com o gol e procurou manter a carga ofensiva. Thiago Ribeiro, o mais presente no ataque santista, exigiu boa defesa de Wilson aos 22 minutos em chute de fora, antes de a equipe baiana responder no minuto seguinte com Dinei também arriscando de fora e parando em Aranha.

Thiago Ribeiro ainda apareceria novamente no ataque aos 33 minutos, desta vez em finalização que passou à esquerda do gol de Wilson, mas foi só.

Em desvantagem no placar, Claudinei Oliveira resolveu mandar o Santos de volta para o segundo tempo com Cicinho no lugar de Cícero na lateral. Porém, o time continuou pouco inspirado e sofrendo muito para se livrar da marcação do Vitória.

O time baiano, por sua vez, não conseguia acertar o último passe e chegar perto do gol de Aranha, assim como passou a ficar menos ofensivo a partir dos 11 minutos, quando o atacante Marquinhos deixou o time com dores no joelho e deu lugar a Danilo Tarracha.

O Santos seguia jogando mal e Claudinei Oliveira resolveu fazer nova aposta ao tirar o volante Alison e colocando Willian José, deixando o time com três atacantes. O problema da equipe, porém, residia na criação, e Montillo, já cansado, acabou anulado pela marcação.

Com lances ofensivos mais perigosos apenas em cruzamentos, o Vitória era mais efetivo e poderia ter liquidado o jogo já aos 35 minutos, quando Maxi Biancucchi recebeu na cara do gol, mas perdeu a passada e não conseguiu finalizar.

Aos 38, entretanto, Biancucchi se redimiu do seu vacilo em grande estilo. Após receber cruzamento da esquerda, deu bela finta seca em dois defensores santistas e finalizou cruzado para a bola bater no travessão e entrar: 2 a 0. Para o argentino, que fez sua volta ao time, o gol também foi um prêmio após quase 50 dias se recuperando de lesão.

No finalzinho, aos 44 minutos, Gabriel, que entrara no lugar de Geuvânio, teve excelente oportunidade de descontar o placar para o Santos, mas, cara a cara com Wilson, chutou e viu o goleiro desviar de leve na bola, que depois bateu no travessão. Foi o suspiro final da tarde infeliz dos santistas.

FICHA TÉCNICA

VITÓRIA 2 X 0 SANTOS

VITÓRIA – Wilson; Ayrton, Victor Ramos, Kadu e Juan; Marcelo (Michel), Cáceres e Escudero; William Henrique (Maxi Biancucchi), Dinei e Marquinhos (Danilo Tarracha). Técnico: Ney Franco.

SANTOS – Aranha; Bruno Peres (Cicinho), Edu Dracena, Gustavo Henrique e Emerson Palmieri; Arouca, Alison, Montillo e Cícero; Geuvânio (Gabriel) e Thiago Ribeiro. Técnico: Claudinei Oliveira.

GOLS – Dinei, aos 20 minutos do primeiro tempo, e Maxi Biancucchi, aos 38 do segundo.

ÁRBITRO – Sandro Meira Ricci (Fifa/PE).

CARTÕES AMARELOS – Kadu (Vitória); Bruno Peres, Alison e Emerson Palmieri (Santos).

RENDA e PÚBLICO – não disponíveis.

LOCAL – Estádio do Barradão, em Salvador (BA).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo