Em confronto que reeditou a decisão da Copa do Brasil, conquistada pelo Santos há dez dias, o Vitória venceu neste domingo o adversário paulista por 4 a 2, no Barradão, em partida válida pela 14.ª rodada do Campeonato Brasileiro. O confronto ainda terminou com dois jogadores santistas – Edu Dracena e Marquinhos – expulsos.

continua após a publicidade

Com o resultado, o Santos segue com 18 pontos e se manteve na zona intermediária da tabela. E para o Vitória, o resultado valeu um refresco na briga para fugir do rebaixamento – chegou aos 17 pontos e subiu para 14.º.

No jogo deste domingo, o Santos não conseguiu se impor em nenhum momento da primeira etapa. Praticamente com a mesma equipe vice-campeã da Copa do Brasil, o Vitória aproveitou a apatia adversária, começou melhor e abriu o placar aos 20 minutos. Elkson cruzou e Henrique mergulhou de cabeça para marcar.

O gol abalou de vez o Santos e não demorou para que o Vitória ampliasse. Após uma cobrança de falta, a defesa santista afastou mal e a bola sobrou para Wallace finalizar. Felipe rebateu, mas na sobra o mesmo Wallace conseguiu completar para as redes, aos 25.

continua após a publicidade

Um dos poucos titulares presentes, Paulo Henrique Ganso resolveu mostrar serviço aos 29. O camisa 10 carregou até a entrada da área e chutou forte. O goleiro Lee espalmou e, após um bate-rebate na área, a bola sobrou para Marcel bater no canto, descontando para o Santos.

Quando a pressão aumentava, Henrique novamente mostrou oportunismo para ampliar já nos acréscimos do primeiro tempo. O atacante recebeu na esquerda, se livrou do marcador e bateu forte, sem chances de defesa para Felipe.

continua após a publicidade

Madson e Marquinhos entraram logo após o intervalo. E as mudanças promovidas por Dorival Junior surtiram efeito aos 22 minutos, quando Madson levantou na área e Zé Eduardo acertou uma bomba de primeira, marcando bonito gol.

Cinco minutos depois, no entanto, a esperança santista ruiu de vez. Edu Dracena cortou cruzamento de Egídio com a mão, dentro da área, e foi expulso. Na cobrança do pênalti, Schwenck converteu e garantiu o triunfo do Vitória. O Santos ainda se descontrolou de vem em campo e Marquinhos, que havia participado pouco do jogo, reclamou de uma falta com a arbitragem e também acabou expulso.

Na próxima rodada, o Santos recebe o Atlético Mineiro no domingo, às 16 horas. No mesmo dia, às 18h30, o Vitória enfrenta o Cruzeiro fora de casa.

Ficha Técnica:

Vitória 4 x 2 Santos

Vitória – Lee; Eduardo Diniz, Wallace, Anderson Martins e Egídio; Ricardo Conceição, Vanderson, Ramon (Neto Coruja) e Elkeson; Schwenck (Junior) e Henrique (Renato). Técnico: Toninho Cecílio.

Santos – Felipe; Maranhão, Durval, Edu Dracena e Pará; Rodriguinho (Marquinhos), Arouca, Danilo (Breitner) e Paulo Henrique Ganso; Zé Eduardo e Marcel (Madson). Técnico: Dorival Junior.

Gols – Henrique, aos 20 e aos 47, Wallace, aos 25, e Marcel, aos 29 minutos do primeiro tempo; Zé Eduardo, aos 22, e Schwenck, aos 27 minutos do segundo tempo.

Árbitro – Sandro Meira Ricci (DF).

Cartões amarelos – Rodriguinho, Edu Dracena, Arouca, Zé Eduardo, Ricardo Conceição, Anderson Martins e Wallace.

Cartões vermelho – Edu Dracena e Marquinhos.

Renda e Público – não disponíveis.

Local – Barradão, em Salvador.