A vitória por 3×0 sobre o Universitario do Peru deixou o Atlético em uma situação, se não folgada, ao menos tranquila na Copa Libertadores. Os três pontos somados, juntamente com a boa diferença de gols, colocaram o Furacão na liderança do grupo 1 da competição, ao lado do Vélez Sarsfield, da Argentina.

continua após a publicidade

As duas equipes estão rigorosamente empatadas, com nove pontos, saldo de três gols, cinco gols marcados e um gol feito como visitante, na ordem os critérios de desempate da competição, além de também somarem três vitórias e terem sofrido dois gols. Ou seja, se nas duas últimas rodadas as duas equipes empatarem os jogos pelo mesmo placar, a definição de primeiro e segundo do grupo seria definida por sorteio.

Para evitar mais uma emoção nesta Libertadores, o Atlético precisa ganhar do Vélez no dia 26, na Vila Capanema, e ainda empatar com o The Strongest na Bolívia. O grupo está tão embolado que com esses quatro pontos, o Furacão se classificaria em primeiro, mas, caso perca na altitude boliviana, pode ser eliminado, mesmo vencendo os argentinos. Desta forma, é mais negócio para o Rubro-Negro empatar os dois jogos do que vencer em casa e perder fora.

Com dois empates, o Furacão garante sua classificação, mas pode terminar em segundo, se o Vélez vencer, em casa, o Universitario. Neste caso, o Furacão teria 11 pontos e os hermanos 13.

continua após a publicidade

O equilíbrio é tão grande que o Atlético com estes 11 pontos avança à próxima fase, mas com 12 corre o risco de ser eliminado. Para isso acontecer, o The Strongest teria que ganhar os dois jogos, para que o trio terminasse empatado com 12 pontos. Aí, as duas vagas serão definidas nos critérios de desempate ou, até mesmo, no sorteio.

Já se a equipe atleticana perder em casa, mas ganhar na altitude boliviana, os 12 pontos são suficientes, pois o ‘mais forte’ somaria, no máximo, nove pontos. Até mesmo o empate fora de casa, na última rodada, pode garantir a vaga, mesmo com derrota em casa. Para isso, o The Strongest só pode ganhar em Lima e o Furacão ser derrotado por um gol de diferença, para que o Atlético chegue à ultima rodada com um saldo de gols a mais (ficaria 2 a 1) e tenha o direito de jogar pelo empate no confronto direto.

continua após a publicidade