Foto: Valquir Aureliano |
Pedro Ken pode aparecer na ala direita no jogo de amanhã. continua após a publicidade |
Aliviado pela classificação na Copa do Brasil e pelo retorno do bom futebol, o Coritiba foca agora o Campeonato Paranaense. Em oitavo lugar, o Alviverde quer três vitórias nos cinco jogos que restam, para seguir adiante na competição. O primeiro confronto será às 16h de amanhã, contra a Portuguesa Londrinense, no Pinheirão. Para esta partida, o técnico Guilherme Macuglia não poderá contar com o lateral-esquerdo China, mas deverá apostar na formação que iniciou o segundo tempo contra o Caxias e que empolgou a torcida.
Para o coordenador de futebol, João Carlos Vialle, com mais nove pontos ou dez, dependendo da situação, a equipe segue adiante no Estadual. ?Nós queremos classificar, independente da posição, porque time que quer chegar na final não pode escolher adversário?, aponta. Mesmo sem querer admitir, o clima no CT da Graciosa ficou bem mais leve após a goleada de quarta-feira. ?Nós sempre estivemos tranqüilos e o trabalho continua normalmente?, garante o dirigente.
E, dentro dessa normalidade, o clube mantém a busca por mais um zagueiro canhoto, de preferência. ?Estamos conversando, mas isso só vai estourar lá pela segunda-feira?, despista. De acordo com ele, dois candidatos concorrem à vaga. ?Um canhoto e outro que joga dos dois lados. Ambos são jogadores de ponta e que passaram por grandes clubes?, informa Vialle. Ontem, Douglas, o novo lateral-esquerdo, já iniciou seu trabalho no CT, mas só deverá ganhar condição de jogo daqui a dez dias.
Enquanto isso, o técnico Guilherme Macuglia comanda hoje à tarde o treinamento apronto para a partida de amanhã contra a Lusinha.
A única baixa na equipe é o lateral-direito China, expulso contra o Iguaçu. Como Ânderson Lima ainda não tem condições de jogo, a tendência é que o treinador opte pela formação com três zagueiros, com Pedro Ken fazendo a ala-direita. A outra opção seria jogar com Túlio, que atuou assim no Atletiba. No restante da equipe, Macuglia não deverá fazer nenhuma alteração, mas ele só vai confirmar mesmo a equipe após o coletivo de hoje à tarde no CT.
Lusinha de olho na torcida alviverde
A vitória do Coritiba sobre o Caxias e a classificação na Copa do Brasil animou também a diretoria da Portuguesa. Provisoriamente na capital para reduzir custos e até aumentar a arrecadação, os dirigentes do clube de Londrina esperam entre cinco e seis mil torcedores do adversário na partida de amanhã no Pinheirão.
?A gente tem que ser inteligente nessa hora. Sabemos das nossas responsabilidades, temos jogadores e mais de 80 pessoas trabalhando nas divisões de base e temos que buscar o melhor para o clube?, apontou Hélio Camargo, vice-presidente.
Por isso, a Lusinha está mandando uma carga de seis mil ingressos para serem vendidos nas bilheterias do Couto Pereira. ?Até pela vitória, o torcedor do Coritiba é fiel e deve comparecer. Para nós, vai ser muito importante a presença deles e nem vai haver divisão do estádio?, revelou. As vendas começam hoje e vão até o meio-dia de amanhã no Alto da Glória. Depois, continuam nas bilheterias do Pinheirão até a hora da partida, programada para as 16h. A cadeira vai custar R$ 20,00 e a arquibancada, R$ 10,00. Crianças, estudantes e idosos pagam meia.
De acordo com ele, o fato de ter o mando e jogar fora de casa não irá prejudicar tecnicamente a equipe. ?O Café praticamente é um campo neutro e nós sempre fomos bem recebidos na capital e nunca tivemos problemas com os torcedores daí?, destacou. Por isso, a Lusinha mudou momentaneamente de sede para Curitiba, já que os cinco últimos jogos da equipe são na região ou muito próximos. Na quarta-feira, enfrentou o J. Malucelli em São José dos Pinhais, amanhã recebe o Coxa no Pinheirão, depois vai até União da Vitória enfrentar o Iguaçu, volta ao Pinheirão para pegar o Paraná e, por fim, desce a Serra para jogar contra o Rio Branco.
Protesto
Ontem, a direção da Portuguesa encaminhou um protesto oficial pedindo para a comissão de arbitragem não escalar mais Nilo Neves de Souza nos jogos da equipe no Estadual. ?Nós fomos muito prejudicados por ele contra o Nacional e mais ainda contra o J. Malucelli?, justificou.
Sem medo do Leão
?Nós, tributariamente, estamos em dia.? Quem garante é o vice-presidente do Coritiba, André Ribeiro, que considera normal que a Receita Federal aperte os clubes brasileiros que mais arrecadam. De acordo com levantamento da Folha de S.Paulo, o Alviverde foi o 9.º clube que mais faturou em 2005 e, por isso, teria virado alvo do fisco. ?Nesse ano, tivemos verba integral da televisão porque estávamos na primeira divisão, e vendemos o Rafinha e o Miranda?, justificou o dirigente.
De acordo com Ribeiro, até agora não houve nenhuma movimentação da Receita no Alto da Glória, mas isso não irá pegar o clube de surpresa. ?Isso (as investigações) é natural que aconteça. O Coritiba tem todas suas contas auditadas. Essa operação da Receita faz parte de um pacote de medidas que veio junto com o Estatuto do Torcedor, isso está dentro da legislação?, apontou. Para ele, a receita não irá ?apertar? somente os 12 clubes maiores arrecadadores. ?Pode ter certeza que eles irão atrás dos 40 primeiros. O clube de futebol é como qualquer outra empresa?, destacou.